Nº 006 - Dispõe sobre a reoferta do curso de especialização Mídias na Educação – modalidade à distância.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 006/2013

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

 5ª CÂMARA – CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

EM 24 DE ABRIL DE 2013

                                                                               

 

 

Dispõe sobre a reoferta do curso de especialização Mídias na Educação – modalidade à distância.

                                                                                

 

A Reitora da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidenta do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e a Presidenta em exercício da 5ª Câmara do COEPEA - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 24 de abril de 2013, em conformidade ao constante no processo nº 23116.002861/2012-72,

                                              

                                              

 

D E L I B E R A M:

                                                                         

 

 

Art. 1º          Aprovar a reoferta do curso de Especialização em Mídias na Educação – modalidade à distância, conforme anexo.

 

Art. 2º        A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias

PRESIDENTA DO COEPEA

 

 

 

Profª. Drª. Vivian da Silva Paulitsch

PRESIDENTA EM EXERCÍCIO DA 5ª CÂMARA DO COEPEA

CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

                                                                                                             

 

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – MODALIDADE A DISTÂNCIA

 

 

1.   ESTRUTURA CURRICULAR

 

O curso tem a duração de 440 horas, divididas em quatro etapas distintas, conforme descrito a seguir.

 

Etapa I – Aperfeiçoamento em Integração em Mídias I (99h)

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA (HORAS)

 

Informática e Internet

15

Integração em mídias na educação

30

Gêneros textuais

15

Material impresso

15

Atividades presenciais I

24

 

Etapa II – Aperfeiçoamento em Integração em Mídias II (99h)

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA (HORAS)

Rádio

15

TV e Vídeo

15

O uso da informática na prática pedagógica

15

Metodologia da Pesquisa Científica

30

Atividades presenciais II

24

 

Etapa III – Desenvolvimento de Projeto (83h)

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA (HORAS)

TV e vídeo: desenvolvendo projetos audiovisuais educativos

15

Aspectos históricos, socioculturais e tecnológicos do rádio e a educação

15

Gestão

15

Desenvolvimento de Projeto

30

Atividades presenciais III

8

 

Etapa IV - Aperfeiçoamento em Integração em Mídias III (99h)

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA (HORAS)

Multimídia educativa - ferramentas de autoria

15

O uso de blogs, flogs, webquest na educação

15

Convergência das Mídias

30

Linguagem da Mídia Impressa e Visual

15

Atividades presenciais IV

24

 

Etapa V - TCC (60h)

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA (HORAS)

Trabalho de Conclusão de Curso

60

 

Carga horária total do curso: 440h

 

 

 

1.1 Ementas e carga horária das disciplinas

 

Etapa I – Aperfeiçoamento em Integração em Mídias I (99h)

Nome da disciplina: Informática e Internet

Carga horária: 15 horas

Lotação: C3

Código: 22002P

Professores responsáveis: André Luis de Castro Freitas

Ementa: Cultura e identidade discente na Educação a Distância (EaD). Perspectiva histórica e metodológica da EaD. Hardware e software. Tecnologias da informação e comunicação (TIC) na Educação. Ambiente virtual de aprendizagem - Moodle. Ferramentas de comunicação e interação síncronas e assíncronas. Ética nas pesquisas e relações pedagógicas. Orientações gerais para o desenvolvimento de trabalhos em formato eletrônico.

 

Nome da disciplina: Integração em mídias na educação

Carga horária: 30 horas

Lotação: IMEF

Código: 1P2200

Professores responsáveis: Valmir Heckler

Ementa: Definição de Mídia e Tecnologia; Análise da evolução das Mídias; Abordagem de novas terminologias como multimídia, hipertexto, hipermídia e tecnologias da informação e comunicação; Reflexões sobre o papel da tecnologia da informação e comunicação na educação.

 

Nome da disciplina: Gêneros textuais

Carga horária: 15 horas

Lotação: ILA

Código: 22010P

Professores responsáveis: Adriana de Oliveira Gibbon

Ementa: Características básicas dos gêneros textuais; Gêneros textuais da mídia impressa e de suas especificidades: reflexões sobre seu uso em práticas didático-pedagógicas; Criação de atividades de leitura e produção de textos da mídia impressa fundamentada na noção de gênero textual.

 

Nome da disciplina: Material impresso

Carga horária: 15 horas

Lotação: ILA

Código: 22005P

Professores responsáveis: Adriana de Oliveira Gibbon

Ementa: Histórico da escrita: desde os manuscritos até os primeiros impressos; Abordagem dos impressos em tempos audiovisuais e na era da informática: da linearidade à hipertextualidade; Criação do texto e construção de conhecimento na Internet: estudo das diferentes formas de apresentação do texto no formato digital e o trabalho com a mídia impressa utilizando recursos audiovisuais e hipertextuais; Análise dos diversos materiais impressos disponíveis ou acessíveis aos professores no trabalho pedagógico: Livros Didáticos e Paradidáticos, Enciclopédias, Jornais, Propaganda, Histórias em Quadrinhos, Cordel, Revistas (Impressas e Online), Mapas e Projetos Integrando Mídias.

 

Nome da disciplina: Atividades presenciais I

Carga horária: 24 horas

Lotação: IE

Código: 22007P

Professores responsáveis: Gionara Tauchen

Ementa: Integração de estudantes e educadores (realizada em todos os encontros presenciais); Apresentação da proposta pedagógica do ciclo, ambiente virtual (Moodle) e análise da organização e programação dos estudos ao longo do Curso (realizada no primeiro encontro presencial); Término de atividades pendentes e discussão de ações e metas que deverão ser desenvolvidas para serem apresentadas no encontro final de conclusão do ciclo (realizada no encontro intermediário); Análise das atividades desenvolvidas, apresentação do projeto de conclusão da etapa e avaliação do curso (realizada no encontro presencial final deste ciclo).

 

Etapa II – Aperfeiçoamento em Integração em Mídias II (99h)

 

Nome da disciplina: Rádio

Carga horária: 15 horas

Lotação: ILA

Código: 22004P

Professores responsáveis: Marcelo Roberto Gobatto

Ementa: Rádio como elemento integrado ao cotidiano escolar e a outras mídias: reflexão e abordagem didático-pedagógica sobre as diversas etapas e formas de sua utilização; Análise de aspectos conceituais básicos para a compreensão do papel do rádio na educação.

 

Nome da disciplina: TV e Vídeo

Carga horária: 15 horas

Lotação: ILA

Código: 22003P

Professores responsáveis: Marcelo Roberto Gobatto

Ementa: Análise do contexto sócio-educativo da televisão e do vídeo; Abordagem dos conceitos básicos sobre a linguagem utilizada na televisão; Noções básicas sobre os aspectos tecnológicos da produção de um vídeo educativo.

 

Nome da disciplina: O uso da informática na prática pedagógica

Carga horária: 15 horas

Lotação: C3

Código: 22011P

Professores responsáveis: André Luis de Castro Freitas

Ementa: Conceito do processo ensino-aprendizagem e seus componentes (objetivo, conteúdo, método, recursos didáticos, avaliação e a relação professor-aluno): análise em uma perspectiva sistêmica; Conceito de recursos didáticos: contribuições dos mesmos para o processo ensino-aprendizagem do ponto de vista fisiológico, psicológico, pedagógico. Análise dos aspectos relevantes sobre a questão da utilização das TICs na educação, especificamente o computador, como recurso didático no processo ensino-aprendizagem.

 

Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica

Carga horária: 30 horas

Lotação: IE

Código: 22019P

Professores responsáveis: Joice Araújo Esperança

Ementa: Metodologia básica das ciências sociais, com ênfase na lógica da pesquisa; Critérios de cientificidade do conhecimento; Conceito e estruturação de uma pesquisa: a construção do objeto; Definição do tema da pesquisa, problema, hipótese, procedimentos de investigação e instrumentos de coleta de dados; Análise qualitativa e quantitativa de dados: tipos e normas técnicas de investigação; Características do Trabalho Científico, investigação e fundamentos básicos para elaboração de projetos de pesquisa (justificativa escolha do assunto, formulação da situação-problema, formulação da hipótese ou questão a ser investigada, proposta metodológica, características do estudo); Fundamentos básicos para elaboração da pesquisa e do relatório; Elaboração do trabalho científico;

Implicações de diferentes estratégias metodológicas na condução da pesquisa.

 

Nome da disciplina: Atividades presenciais II

Carga horária: 24 horas

Lotação: IE

Código: 22012P

Professores responsáveis: Gionara Tauchen

Ementa: Integração de estudantes e educadores (realizada em todos os encontros presenciais); Apresentação da proposta pedagógica do ciclo e análise da organização e programação dos estudos ao longo do Curso. Término de atividades pendentes e discussão de ações e metas que deverão ser desenvolvidas para serem apresentadas no encontro final de conclusão do ciclo (realizada no encontro presencial intermediário);

Análise das atividades desenvolvidas, apresentação do projeto de conclusão da etapa e avaliação do curso (realizada no encontro presencial final deste ciclo).

 

 

Etapa III - Desenvolvimento de Projeto (83h)

 

Nome da disciplina: TV e vídeo: desenvolvendo projetos audiovisuais educativos

Carga horária: 15 horas

Lotação: ILA

Código: 22008P

Professores responsáveis: Marcelo Roberto Gobatto

Ementa: Análise das correlações entre tecnologia, tecnologia educativa e currículo; Inserção das tecnologias da informação e da comunicação no currículo escolar: elaboração de pensamento crítico; Pedagogia de projetos e metodologias de trabalho para o desenvolvimento de projetos audiovisuais educativos.

Nome da disciplina: Aspectos históricos, socioculturais e tecnológicos do rádio e a educação

Carga horária: 15 horas

Lotação: ICHI

Código: 22009P

Professores responsáveis: Paulo Gomes de Sousa Filho

Ementa: Rádio e seu papel na construção de ecossistemas comunicativos; Histórico do rádio: mudanças de tecnologia, formatos e conteúdos ao longo dos anos e suas implicações socioculturais; Utilização do rádio: aspectos sociais, culturais e educativos; Possibilidades para a implantação de uma rádio na escola.

 

Nome da disciplina: Gestão

Carga horária: 15 horas

Lotação: IE

Código: 22006P

Professores responsáveis: Gionara Tauchen

Ementa: Diagnostico e avaliação das tecnologias existentes na escola: análise de novas possibilidades de uso das tecnologias na escola; Conceitos de Gestão, Tecnologias e Mídias: analise das implicações da gestão da prática pedagógica; Conceitos de ambientes de aprendizagem e de projeto: construção de um esboço de Projeto sobre a Integração de Mídias nas atividades pedagógicas.

Nome da disciplina: Desenvolvimento de Projeto

Carga horária: 30 horas

Lotação: IE

Código: 22013P

Professores responsáveis: Joice Araújo Esperança

Ementa: Definição do tema que será investigado: Revisão da literatura existente e outras fontes de consulta a respeito do assunto ou tema em questão; Justificativa do tema abordado e aprofundamento do assunto em pauta, definindo novas abordagens que se pretende investigar; Escolha da metodologia aplicada, isto é, a maneira como se pretende desenvolver a monografia; Apresentação de conclusões encontradas e/ou sugestões de prosseguimento de estudos (na defesa da monografia).

Nome da disciplina: Atividades presenciais III

Carga horária: 8 horas

Lotação: IE

Código: 22014P

Professores responsáveis: Gionara Tauchen

Ementa: Integração de estudantes e educadores; Definição da organização e programação dos estudos, ações e metas que deverão ser desenvolvidas na última etapa do curso.

 

Etapa IV – Aperfeiçoamento em Integração em Mídias III (99h)

Nome da disciplina: Multimídia educativa - ferramentas de autoria

Carga horária: 15 horas

Lotação: C3

Código: 22016P

Professor responsável: André Luis de Castro Freitas

Ementa: Possibilidades educacionais da internet e diversos softwares, para otimização do ensino em sala de aula de diversas áreas; Histórico da educação a distância, benefícios do uso da multimídia na educação, softwares educacionais, dentre outros pontos importantes para os novos conceitos de educação que vem surgindo juntamente aos novos recursos digitais.

 

Nome da disciplina: O uso de blogs, flogs, webquest na educação

Carga horária: 15 horas

Lotação: C3

Código: 22017P

Professor responsável: Danúbia Espíndola

Ementa: Funcionamento das ferramentas de criação existentes na web: especificidades e vantagens em sua utilização, quanto à programação e publicação.

 

Nome da disciplina: Convergência das Mídias

Carga horária: 30 horas

Lotação: ICHI

Código: 22018P

Professores responsáveis: Paulo Gomes de Sousa Filho

Ementa: Análise das potencialidades da convergência das mídias na educação bem como dos papéis dos professores, alunos e demais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem como autores e designers de projetos; Integração dos meios de comunicação na prática pedagógica: reflexão sobre as possibilidades de uso no contexto escolar

 

Nome da disciplina: Linguagem da Mídia Impressa e Visual

Carga horária: 15 horas

Lotação: ILA

Código: 22015P

Professores responsáveis: Adriana de Oliveira Gibbon

 

 

Ementa: Análise do acesso e domínio das linguagens de informação e comunicação a educadores e educandos de escolas públicas brasileiras, como base para a melhoria na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem e construção da cidadania; Incorporação, diversificação e integração de linguagens, suportes e meios de comunicação, leitura crítica, mediação pedagógica, estímulo à autoria em diferentes mídias, novas competências, novos olhares e novos saberes sobre as mídias, novas possibilidades de expressão, autonomia e criatividade no ensinar e no aprender; Programação visual de páginas impressas e de documentos digitais veiculados com características de hipermídia, envolvendo a escrita, a imagem, o som e a interatividade.

Nome da disciplina: Atividades presenciais IV

Carga horária: 24 horas

Lotação: IE

Código: 22020P

Professores responsáveis: Joice Araújo Esperança

Ementa: Integração de estudantes e professores orientadores da monografia (realizada em todos os encontros presenciais); Apresentação da proposta pedagógica do ciclo e análise da organização e programação dos estudos ao longo desta última etapa do Curso. (realizada no encontro presencial inicial); Término de atividades pendentes e discussão de ações e metas que deverão ser desenvolvidas para serem apresentadas no encontro final de conclusão do ciclo (realizada no encontro presencial intermediário); Análise de atividades desenvolvidas e orientação aos cursistas para elaboração do projeto de conclusão da etapa e avaliação do curso. (realizada no encontro presencial intermediário antes da defesa final).

 

 

Etapa V - TCC - 60h

Nome da disciplina: Atividades presenciais IV

Carga horária: 60 horas

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Professores responsáveis: Paulo Gomes de Sousa Filho

Ementa: Desenvolvimento de um trabalho teórico-prático abordando temas das áreas de estudo relacionados ao curso sob orientação de um professor do curso.

 

 

1.            Período de realização do curso

O curso está previsto para ser oferecido de Agosto de 2012 a dezembro de 2013.

 

2.            Número de vagas

Na implementação do curso serão oferecidas 150 vagas distribuídas em 5 polos: São José do Norte, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e Sobradinho. O número de vagas oferecido levou em consideração a disponibilidade de professores e laboratórios existentes nos pólos, de forma a atender a demanda apresentada pelas Secretarias de Educação Municipais.

 

3.            Processo seletivo e Matrícula

 

4.1 Requisitos

A seleção será realizada por demanda social.

 

4.2 Inscrições

A inscrição dos candidatos será realizada nos polos presenciais em dia e horário estipulado e divulgado publicamente. Os candidatos inscritos deverão apresentar fotocópia do Diploma de Curso Superior, Currículo Vitae e memorial descritivo.

 

4.3 Critérios de seleção

Os critérios serão definidos pelo colegiado de professores do curso, bem como a forma de seleção.

 

4.4 Período de realização do processo seletivo

O processo seletivo está previsto para junho de 2012. Em agosto do mesmo ano iniciará o primeiro módulo do curso, seguido dos demais.

 

4.5 Matrícula

A matrícula dos candidatos selecionados será realizada nos polos de apoio presencial, em dia e horário estipulado e divulgado publicamente.

 

4.   Avaliação

Após o desenvolvimento das etapas, o aluno deverá comprovar seu aproveitamento, mediante a realização de avaliações definidas pelo corpo docente responsável pelas disciplinas, devendo considerar os seguintes instrumentos avaliatórios:

·                                                      Trabalhos individuais (produção de textos e reflexões);

·                                                      Trabalhos em grupo (pesquisas e seminários);

·                                                      Participação nas discussões e sessões de interação síncrona e assíncronas propostas;

·                                                      Trabalho de conclusão de curso (TCC).

Estão previstas para o presente curso, cinco avaliações presenciais, sendo que a primeira ocorrerá no final da etapa I, a segunda no final da etapa II, a terceira no final da etapa III, a quarta no final da etapa IV, e, como encerramento do curso, cada aluno realizará, individualmente, a defesa do TCC.

O sistema educacional avaliatório do Curso está em sintonia com os princípios definidos pela SEED/MEC e a avaliação final será expressa através de uma nota que poderá ir de 0 a 10, de acordo com o Regimento Geral da FURG (Art. 114).

 

5.1 Trabalho de Conclusão de Curso

Os alunos deverão apresentar um trabalho final como requisito para a conclusão do curso. Esse trabalho deverá ser desenvolvido sob a orientação de um dos professores do corpo docente do Programa. A apresentação do trabalho ocorrerá em encontro presencial, com carga horária não incluída no cômputo do somatório das atividades presenciais do Curso.

 

5.2 Aprovação

Será considerado aprovado o aluno que obtiver aproveitamento mínimo de sete (7,0) em cada disciplina; completar as 440 horas que constituem a carga horária do curso e obtiver aprovação no trabalho de conclusão de curso.

 

5.3 Certificado

O aluno que cumprir os requisitos expressos acima fará jus a um Certificado de Especialização em Mídias na Educação, que será expedido de acordo com as normas vigentes na FURG.

 

5.            Recursos disponíveis e necessários

 

5.1                 Recursos humanos

Os docentes listados a seguir integram os recursos disponíveis inicialmente para a realização do curso:

 

DOCENTE

TITULAÇÃO

UNIDADE

Paulo Gomes de S. Filho

Doutor/UFRGS

ICHI

Danúbia Bueno Espíndola

Doutora/UFRGS

C3

Adriana de Oliveira Gibbon

Mestre/UFSC

ILA

Valmir Heckler

Mestre/UFRGS

IMEF

Gionara Tauchen

Doutora/PUC-RS

IE

Joice Araújo Esperança

Mestre/FURG

IE

Tanise Paula Novello

Doutora/FURG

IMEF

Karin Jelinek

Mestre/UFRGS

IMEF

André Luis de Castro Freitas

Doutor/UFRGS

C3

Marcelo Roberto Gobatto

Doutor/UFRGS

ILA

 

O número de docentes será adaptado a realidade da demanda, observando, conforme orientação da SEED o número máximo de dez (10) alunos por orientador. A equipe de orientação será integrada, também, com o Tutor, obedecendo a normatização proposta pela SEED/MEC de um (1) tutor para um grupo máximo de trinta (30) alunos e um (1) secretário que atuará junto a coordenação de pós-graduação.

Além do critério de titulação (Especialista, no mínimo), como principal requisito para a função de tutor, além da disponibilidade exclusiva de tempo para a tutoria, exige-se um profissional que já tenha trabalhado com equipe em EAD e que possua um perfil motivador, criando um ambiente favorável à troca de experiências e leituras de forma continuada e regular, utilizando, para isso, os recursos e instrumentos oferecidos pela Plataforma Moodle, bem como por outras formas de comunicação à distância, além de contribuir em outras formas definidas pelo professor/orientador. Esses tutores irão atuar na FURG junto aos professores.

A coordenação do curso será composta por um (01) professor do Programa de Pós-Graduação, contando com a assessoria de um (01) secretário.

Para apoio técnico contamos com a equipe da SEAD/FURG, organizados em seus diferentes núcleos.

 

6.2 Descrição das necessidades específicas relativas à estrutura do pólo de apoio presencial: quanto à estrutura física e logística:

 

Os pólos presenciais deverão atender às exigências do sistema UAB, sendo de inteira responsabilidade dos municípios, e tendo como base o exemplo de pólo de apoio presencial:

 

Dependência administrativa

Itens

Sala para

secretaria acadêmica

Mobiliário

01 mesa para computador

01 mesa de escritório com gavetas

01 mesa para scanner

01 mesa para impressora

02 armários com 02 portas

02 arquivos de aço

01 mesa para telefone e fax

01 mural

02 cadeiras giratórias

Equipamentos e

serviços

01 computador com gravador de CD e multimídia

01 impressora a laser

01 scanner

01 aparelho de telefone/fax

01 webcam

01 no-break

Acesso a Internet para o pólo

01 linha telefônica com ramais

 

Sala da

Coordenação

do pólo

Mobiliário

01 mesa escritório com gavetas

02 cadeiras giratórias

01 mural

01 mesa para computador

01 armário com 02 portas

02 cadeiras estofadas com braço

Equipamento

01 computador completo, com multimídia gravador de CD, acesso à Internet.

01 webcam

01 aparelho de telefone

 

Sala para

tutores

presenciais

Mobiliário

04 mesas de reunião (4 pessoas)

16 cadeiras estofadas reunião

04 cadeiras com braço

04 mesas de escritório

01 mesa de impressora

01 mesa de scanner

02 armários com 02 portas

Equipamento

04 computadores completos

01 scanner

01 aparelho telefone/fax

01 impressora

04 webcam

Sala de

professores e reuniões

Mobiliário

01 mesa reunião 10 pessoas

10 cadeiras estofadas com braço

01 armário com porta

01 mural

01 quadro branco

       

                                                                                           

Sala de aula presencial típica

Mobiliário

50 carteiras estofadas

01 quadro branco ou de giz

01 mural

01 mesa para professor

01 cadeira estofada

                                                      

 

 

Laboratório

De informática

Mobiliário

25 cadeiras estofadas

01 cadeira estofada para professor

25 mesas para computador

01 quadro branco

02 murais com vidro

01 mesa para projetor

02 armários de segurança para equipamentos

01 mesa para impressora

01 mesa para scanner

01 suporte para TV

equipamento

25 computadores completos com acesso à internet

25 webcam

01 impressora

01 scanner

01 projetor multimídia

01 aparelho de TV 29 polegadas e DVD

01 servidor

07 no-break

HUB e roteador

02 condicionadores de ar

 

Sala de vídeo conferência

Mobiliário

50 carteiras

01 mesa para o professor

01 cadeira giratória

01 quadro branco

01 tela de projeção

01 mesa de computador

01 mesa para projetor

01 suporte para TV

Equipamentos

01 computador completo com multimídia (caixas de som e microfone), acesso à Internet.

01 webcam

01 videocassete

01 projetor multimídia

01 aparelho de TV 35 polegadas e DVD

01 aparelho de vídeo conferência

01 no-break

01 condicionador de ar

 

Biblioteca

Mobiliário

04 mesas para 04 pessoas

16 cadeiras estofadas

03 cadeiras giratórias com braço

02 mesas para computador

01 mesa para escritório com gavetas

02 armários com fechadura para a guarda de acervo bibliográfico de multimeios: CD-Rom, disquetes, fitas de vídeo, DVD e outros

01 mesa para impressora

01 armário com 02 portas

04 estantes de aço específicas para biblioteca.

Equipamento

02 computadores completos com gravador de CD

01 aparelho de telefone

01 impressora

 

6. Orçamento

A infra-estrutura da Universidade, com os laboratórios para capacitação dos professores e tutores a distância, gastos com energia elétrica, telefonia, viaturas, motoristas é a contrapartida da IES.

Os professores e tutores receberão bolsa do FNDE, com valor definido pela Lei das Bolsas Nº 11.273 de 06 de fevereiro de 2006 (disponível em www.uab.mec.gov.br). Somente um professor em cada disciplina receberá a bolsa que terá duração correspondente aos créditos da mesma.

 

7. Cronograma do curso

 

Cronograma de Execução 

Período

Descrição

Fevereiro a Maio de 2012

Reestruturação de projeto e Adequação do Material Pedagógico

Maio a Julho de 2012

Divulgação, seleção e matrícula no curso

Agosto a Outubro de 2012

Inicio do Curso e desenvolvimento da Etapa I

Outubro de 2012 a Maio de 2013

Desenvolvimento da Etapa II e Etapa III

Junho a Dezembro de 2013

Desenvolvimento das Etapas IV, Etapa V e finalização do Curso

              

9.  Quadro de sequência lógica do curso:

 

Segundo SEMESTRE 2012 e Primeiro SEMESTRE de 2013

Etapa 1

Etapa 2

Grupo 1 = 45h

Grupo 2 = 54h

Grupo 3 =30h

Grupo 4 = 69h

Informática e Internet

 

Integração em mídias na educação

 

Gêneros textuais

 

Material impresso

 

Atividade presencial

I

 

Rádio

 

TV e Vídeo

 

O uso da informática na prática pedagógica

 

Metodologia da Pesquisa Científica

 

Atividade Presencial

II

 

15

30

15

15

24

15

15

15

30

24

 Primeiro e segundo SEMESTRE 2013

Etapa 3

Etapa 4

Grupo 5 = 30h

Grupo 6 = 53h

Grupo 7 = 30h

Grupo 8 = 69h

TV e vídeo: desenvolvendo projetos audiovisuais educativos

 

Aspectos históricos, socioculturais e tecnológicos do rádio e a educação

 

Gestão

 

Desenvolvimento de Projetos

 

Atividade Presencial

III

 

Multimídia Educativa - Ferramentas de Autoria 

 

O uso de blogs, flogs, webquest na educação

 

 

Convergêngia das Mídias

 

Linguagem de Mídia Impressa e Visual

 

Atividade presencial

 IV

 

15

15

15

30

8

15

15

30

15

24

Segundo SEMESTRE 2013

Etapa 5

Grupo 9 = 60h

TCC

60

Total de Horas do Curso: 440 horas