SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 006/2013
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
5ª CÂMARA CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
EM 24 DE ABRIL DE 2013
Dispõe sobre a reoferta do curso de especialização Mídias na Educação modalidade à distância.
A Reitora da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidenta do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e a Presidenta em exercício da 5ª Câmara do COEPEA - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 24 de abril de 2013, em conformidade ao constante no processo nº 23116.002861/2012-72,
D E L I B E R A M:
Art. 1º Aprovar a reoferta do curso de Especialização em Mídias na Educação modalidade à distância, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias
PRESIDENTA DO COEPEA
Profª. Drª. Vivian da Silva Paulitsch
PRESIDENTA EM EXERCÍCIO DA 5ª CÂMARA DO COEPEA
CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA
1. ESTRUTURA CURRICULAR
O curso tem a duração de 440 horas, divididas em quatro etapas distintas, conforme descrito a seguir.
Etapa I Aperfeiçoamento em Integração em Mídias I (99h)
DISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA (HORAS)
|
Informática e Internet |
15 |
Integração em mídias na educação |
30 |
Gêneros textuais |
15 |
Material impresso |
15 |
Atividades presenciais I |
24 |
Etapa II Aperfeiçoamento em Integração em Mídias II (99h)
DISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA (HORAS) |
Rádio |
15 |
TV e Vídeo |
15 |
O uso da informática na prática pedagógica |
15 |
Metodologia da Pesquisa Científica |
30 |
Atividades presenciais II |
24 |
Etapa III Desenvolvimento de Projeto (83h)
DISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA (HORAS) |
TV e vídeo: desenvolvendo projetos audiovisuais educativos |
15 |
Aspectos históricos, socioculturais e tecnológicos do rádio e a educação |
15 |
Gestão |
15 |
Desenvolvimento de Projeto |
30 |
Atividades presenciais III |
8 |
Etapa IV - Aperfeiçoamento em Integração em Mídias III (99h)
DISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA (HORAS) |
Multimídia educativa - ferramentas de autoria |
15 |
O uso de blogs, flogs, webquest na educação |
15 |
Convergência das Mídias |
30 |
Linguagem da Mídia Impressa e Visual |
15 |
Atividades presenciais IV |
24 |
Etapa V - TCC (60h)
DISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA (HORAS) |
Trabalho de Conclusão de Curso |
60 |
Carga horária total do curso: 440h
1.1 Ementas e carga horária das disciplinas
Etapa I Aperfeiçoamento em Integração em Mídias I (99h)
Nome da disciplina: Informática e Internet
Carga horária: 15 horas
Lotação: C3
Código: 22002P
Professores responsáveis: André Luis de Castro Freitas
Ementa: Cultura e identidade discente na Educação a Distância (EaD). Perspectiva histórica e metodológica da EaD. Hardware e software. Tecnologias da informação e comunicação (TIC) na Educação. Ambiente virtual de aprendizagem - Moodle. Ferramentas de comunicação e interação síncronas e assíncronas. Ética nas pesquisas e relações pedagógicas. Orientações gerais para o desenvolvimento de trabalhos em formato eletrônico.
Nome da disciplina: Integração em mídias na educação
Carga horária: 30 horas
Lotação: IMEF
Código: 1P2200
Professores responsáveis: Valmir Heckler
Ementa: Definição de Mídia e Tecnologia; Análise da evolução das Mídias; Abordagem de novas terminologias como multimídia, hipertexto, hipermídia e tecnologias da informação e comunicação; Reflexões sobre o papel da tecnologia da informação e comunicação na educação.
Nome da disciplina: Gêneros textuais
Carga horária: 15 horas
Lotação: ILA
Código: 22010P
Professores responsáveis: Adriana de Oliveira Gibbon
Ementa: Características básicas dos gêneros textuais; Gêneros textuais da mídia impressa e de suas especificidades: reflexões sobre seu uso em práticas didático-pedagógicas; Criação de atividades de leitura e produção de textos da mídia impressa fundamentada na noção de gênero textual.
Nome da disciplina: Material impresso
Carga horária: 15 horas
Lotação: ILA
Código: 22005P
Professores responsáveis: Adriana de Oliveira Gibbon
Ementa: Histórico da escrita: desde os manuscritos até os primeiros impressos; Abordagem dos impressos em tempos audiovisuais e na era da informática: da linearidade à hipertextualidade; Criação do texto e construção de conhecimento na Internet: estudo das diferentes formas de apresentação do texto no formato digital e o trabalho com a mídia impressa utilizando recursos audiovisuais e hipertextuais; Análise dos diversos materiais impressos disponíveis ou acessíveis aos professores no trabalho pedagógico: Livros Didáticos e Paradidáticos, Enciclopédias, Jornais, Propaganda, Histórias em Quadrinhos, Cordel, Revistas (Impressas e Online), Mapas e Projetos Integrando Mídias.
Nome da disciplina: Atividades presenciais I
Carga horária: 24 horas
Lotação: IE
Código: 22007P
Professores responsáveis: Gionara Tauchen
Ementa: Integração de estudantes e educadores (realizada em todos os encontros presenciais); Apresentação da proposta pedagógica do ciclo, ambiente virtual (Moodle) e análise da organização e programação dos estudos ao longo do Curso (realizada no primeiro encontro presencial); Término de atividades pendentes e discussão de ações e metas que deverão ser desenvolvidas para serem apresentadas no encontro final de conclusão do ciclo (realizada no encontro intermediário); Análise das atividades desenvolvidas, apresentação do projeto de conclusão da etapa e avaliação do curso (realizada no encontro presencial final deste ciclo).
Etapa II Aperfeiçoamento em Integração em Mídias II (99h)
Nome da disciplina: Rádio
Carga horária: 15 horas
Lotação: ILA
Código: 22004P
Professores responsáveis: Marcelo Roberto Gobatto
Ementa: Rádio como elemento integrado ao cotidiano escolar e a outras mídias: reflexão e abordagem didático-pedagógica sobre as diversas etapas e formas de sua utilização; Análise de aspectos conceituais básicos para a compreensão do papel do rádio na educação.
Nome da disciplina: TV e Vídeo
Carga horária: 15 horas
Lotação: ILA
Código: 22003P
Professores responsáveis: Marcelo Roberto Gobatto
Ementa: Análise do contexto sócio-educativo da televisão e do vídeo; Abordagem dos conceitos básicos sobre a linguagem utilizada na televisão; Noções básicas sobre os aspectos tecnológicos da produção de um vídeo educativo.
Nome da disciplina: O uso da informática na prática pedagógica
Carga horária: 15 horas
Lotação: C3
Código: 22011P
Professores responsáveis: André Luis de Castro Freitas
Ementa: Conceito do processo ensino-aprendizagem e seus componentes (objetivo, conteúdo, método, recursos didáticos, avaliação e a relação professor-aluno): análise em uma perspectiva sistêmica; Conceito de recursos didáticos: contribuições dos mesmos para o processo ensino-aprendizagem do ponto de vista fisiológico, psicológico, pedagógico. Análise dos aspectos relevantes sobre a questão da utilização das TICs na educação, especificamente o computador, como recurso didático no processo ensino-aprendizagem.
Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica
Carga horária: 30 horas
Lotação: IE
Código: 22019P
Professores responsáveis: Joice Araújo Esperança
Ementa: Metodologia básica das ciências sociais, com ênfase na lógica da pesquisa; Critérios de cientificidade do conhecimento; Conceito e estruturação de uma pesquisa: a construção do objeto; Definição do tema da pesquisa, problema, hipótese, procedimentos de investigação e instrumentos de coleta de dados; Análise qualitativa e quantitativa de dados: tipos e normas técnicas de investigação; Características do Trabalho Científico, investigação e fundamentos básicos para elaboração de projetos de pesquisa (justificativa escolha do assunto, formulação da situação-problema, formulação da hipótese ou questão a ser investigada, proposta metodológica, características do estudo); Fundamentos básicos para elaboração da pesquisa e do relatório; Elaboração do trabalho científico;
Implicações de diferentes estratégias metodológicas na condução da pesquisa.
Nome da disciplina: Atividades presenciais II
Carga horária: 24 horas
Lotação: IE
Código: 22012P
Professores responsáveis: Gionara Tauchen
Ementa: Integração de estudantes e educadores (realizada em todos os encontros presenciais); Apresentação da proposta pedagógica do ciclo e análise da organização e programação dos estudos ao longo do Curso. Término de atividades pendentes e discussão de ações e metas que deverão ser desenvolvidas para serem apresentadas no encontro final de conclusão do ciclo (realizada no encontro presencial intermediário);
Análise das atividades desenvolvidas, apresentação do projeto de conclusão da etapa e avaliação do curso (realizada no encontro presencial final deste ciclo).
Etapa III - Desenvolvimento de Projeto (83h)
Nome da disciplina: TV e vídeo: desenvolvendo projetos audiovisuais educativos
Carga horária: 15 horas
Lotação: ILA
Código: 22008P
Professores responsáveis: Marcelo Roberto Gobatto
Ementa: Análise das correlações entre tecnologia, tecnologia educativa e currículo; Inserção das tecnologias da informação e da comunicação no currículo escolar: elaboração de pensamento crítico; Pedagogia de projetos e metodologias de trabalho para o desenvolvimento de projetos audiovisuais educativos.
Nome da disciplina: Aspectos históricos, socioculturais e tecnológicos do rádio e a educação
Carga horária: 15 horas
Lotação: ICHI
Código: 22009P
Professores responsáveis: Paulo Gomes de Sousa Filho
Ementa: Rádio e seu papel na construção de ecossistemas comunicativos; Histórico do rádio: mudanças de tecnologia, formatos e conteúdos ao longo dos anos e suas implicações socioculturais; Utilização do rádio: aspectos sociais, culturais e educativos; Possibilidades para a implantação de uma rádio na escola.
Nome da disciplina: Gestão
Carga horária: 15 horas
Lotação: IE
Código: 22006P
Professores responsáveis: Gionara Tauchen
Ementa: Diagnostico e avaliação das tecnologias existentes na escola: análise de novas possibilidades de uso das tecnologias na escola; Conceitos de Gestão, Tecnologias e Mídias: analise das implicações da gestão da prática pedagógica; Conceitos de ambientes de aprendizagem e de projeto: construção de um esboço de Projeto sobre a Integração de Mídias nas atividades pedagógicas.
Nome da disciplina: Desenvolvimento de Projeto
Carga horária: 30 horas
Lotação: IE
Código: 22013P
Professores responsáveis: Joice Araújo Esperança
Ementa: Definição do tema que será investigado: Revisão da literatura existente e outras fontes de consulta a respeito do assunto ou tema em questão; Justificativa do tema abordado e aprofundamento do assunto em pauta, definindo novas abordagens que se pretende investigar; Escolha da metodologia aplicada, isto é, a maneira como se pretende desenvolver a monografia; Apresentação de conclusões encontradas e/ou sugestões de prosseguimento de estudos (na defesa da monografia).
Nome da disciplina: Atividades presenciais III
Carga horária: 8 horas
Lotação: IE
Código: 22014P
Professores responsáveis: Gionara Tauchen
Ementa: Integração de estudantes e educadores; Definição da organização e programação dos estudos, ações e metas que deverão ser desenvolvidas na última etapa do curso.
Etapa IV Aperfeiçoamento em Integração em Mídias III (99h)
Nome da disciplina: Multimídia educativa - ferramentas de autoria
Carga horária: 15 horas
Lotação: C3
Código: 22016P
Professor responsável: André Luis de Castro Freitas
Ementa: Possibilidades educacionais da internet e diversos softwares, para otimização do ensino em sala de aula de diversas áreas; Histórico da educação a distância, benefícios do uso da multimídia na educação, softwares educacionais, dentre outros pontos importantes para os novos conceitos de educação que vem surgindo juntamente aos novos recursos digitais.
Nome da disciplina: O uso de blogs, flogs, webquest na educação
Carga horária: 15 horas
Lotação: C3
Código: 22017P
Professor responsável: Danúbia Espíndola
Ementa: Funcionamento das ferramentas de criação existentes na web: especificidades e vantagens em sua utilização, quanto à programação e publicação.
Nome da disciplina: Convergência das Mídias
Carga horária: 30 horas
Lotação: ICHI
Código: 22018P
Professores responsáveis: Paulo Gomes de Sousa Filho
Ementa: Análise das potencialidades da convergência das mídias na educação bem como dos papéis dos professores, alunos e demais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem como autores e designers de projetos; Integração dos meios de comunicação na prática pedagógica: reflexão sobre as possibilidades de uso no contexto escolar
Nome da disciplina: Linguagem da Mídia Impressa e Visual
Carga horária: 15 horas
Lotação: ILA
Código: 22015P
Professores responsáveis: Adriana de Oliveira Gibbon
Ementa: Análise do acesso e domínio das linguagens de informação e comunicação a educadores e educandos de escolas públicas brasileiras, como base para a melhoria na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem e construção da cidadania; Incorporação, diversificação e integração de linguagens, suportes e meios de comunicação, leitura crítica, mediação pedagógica, estímulo à autoria em diferentes mídias, novas competências, novos olhares e novos saberes sobre as mídias, novas possibilidades de expressão, autonomia e criatividade no ensinar e no aprender; Programação visual de páginas impressas e de documentos digitais veiculados com características de hipermídia, envolvendo a escrita, a imagem, o som e a interatividade.
Nome da disciplina: Atividades presenciais IV
Carga horária: 24 horas
Lotação: IE
Código: 22020P
Professores responsáveis: Joice Araújo Esperança
Ementa: Integração de estudantes e professores orientadores da monografia (realizada em todos os encontros presenciais); Apresentação da proposta pedagógica do ciclo e análise da organização e programação dos estudos ao longo desta última etapa do Curso. (realizada no encontro presencial inicial); Término de atividades pendentes e discussão de ações e metas que deverão ser desenvolvidas para serem apresentadas no encontro final de conclusão do ciclo (realizada no encontro presencial intermediário); Análise de atividades desenvolvidas e orientação aos cursistas para elaboração do projeto de conclusão da etapa e avaliação do curso. (realizada no encontro presencial intermediário antes da defesa final).
Etapa V - TCC - 60h
Nome da disciplina: Atividades presenciais IV
Carga horária: 60 horas
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Professores responsáveis: Paulo Gomes de Sousa Filho
Ementa: Desenvolvimento de um trabalho teórico-prático abordando temas das áreas de estudo relacionados ao curso sob orientação de um professor do curso.
1. Período de realização do curso
O curso está previsto para ser oferecido de Agosto de 2012 a dezembro de 2013.
2. Número de vagas
Na implementação do curso serão oferecidas 150 vagas distribuídas em 5 polos: São José do Norte, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e Sobradinho. O número de vagas oferecido levou em consideração a disponibilidade de professores e laboratórios existentes nos pólos, de forma a atender a demanda apresentada pelas Secretarias de Educação Municipais.
3. Processo seletivo e Matrícula
4.1 Requisitos
A seleção será realizada por demanda social.
4.2 Inscrições
A inscrição dos candidatos será realizada nos polos presenciais em dia e horário estipulado e divulgado publicamente. Os candidatos inscritos deverão apresentar fotocópia do Diploma de Curso Superior, Currículo Vitae e memorial descritivo.
4.3 Critérios de seleção
Os critérios serão definidos pelo colegiado de professores do curso, bem como a forma de seleção.
4.4 Período de realização do processo seletivo
O processo seletivo está previsto para junho de 2012. Em agosto do mesmo ano iniciará o primeiro módulo do curso, seguido dos demais.
4.5 Matrícula
A matrícula dos candidatos selecionados será realizada nos polos de apoio presencial, em dia e horário estipulado e divulgado publicamente.
4. Avaliação
Após o desenvolvimento das etapas, o aluno deverá comprovar seu aproveitamento, mediante a realização de avaliações definidas pelo corpo docente responsável pelas disciplinas, devendo considerar os seguintes instrumentos avaliatórios:
· Trabalhos individuais (produção de textos e reflexões);
· Trabalhos em grupo (pesquisas e seminários);
· Participação nas discussões e sessões de interação síncrona e assíncronas propostas;
· Trabalho de conclusão de curso (TCC).
Estão previstas para o presente curso, cinco avaliações presenciais, sendo que a primeira ocorrerá no final da etapa I, a segunda no final da etapa II, a terceira no final da etapa III, a quarta no final da etapa IV, e, como encerramento do curso, cada aluno realizará, individualmente, a defesa do TCC.
O sistema educacional avaliatório do Curso está em sintonia com os princípios definidos pela SEED/MEC e a avaliação final será expressa através de uma nota que poderá ir de 0 a 10, de acordo com o Regimento Geral da FURG (Art. 114).
5.1 Trabalho de Conclusão de Curso
Os alunos deverão apresentar um trabalho final como requisito para a conclusão do curso. Esse trabalho deverá ser desenvolvido sob a orientação de um dos professores do corpo docente do Programa. A apresentação do trabalho ocorrerá em encontro presencial, com carga horária não incluída no cômputo do somatório das atividades presenciais do Curso.
5.2 Aprovação
Será considerado aprovado o aluno que obtiver aproveitamento mínimo de sete (7,0) em cada disciplina; completar as 440 horas que constituem a carga horária do curso e obtiver aprovação no trabalho de conclusão de curso.
5.3 Certificado
O aluno que cumprir os requisitos expressos acima fará jus a um Certificado de Especialização em Mídias na Educação, que será expedido de acordo com as normas vigentes na FURG.
5. Recursos disponíveis e necessários
5.1 Recursos humanos
Os docentes listados a seguir integram os recursos disponíveis inicialmente para a realização do curso:
DOCENTE |
TITULAÇÃO |
UNIDADE |
Paulo Gomes de S. Filho |
Doutor/UFRGS |
ICHI |
Danúbia Bueno Espíndola |
Doutora/UFRGS |
C3 |
Adriana de Oliveira Gibbon |
Mestre/UFSC |
ILA |
Valmir Heckler |
Mestre/UFRGS |
IMEF |
Gionara Tauchen |
Doutora/PUC-RS |
IE |
Joice Araújo Esperança |
Mestre/FURG |
IE |
Tanise Paula Novello |
Doutora/FURG |
IMEF |
Karin Jelinek |
Mestre/UFRGS |
IMEF |
André Luis de Castro Freitas |
Doutor/UFRGS |
C3 |
Marcelo Roberto Gobatto |
Doutor/UFRGS |
ILA |
O número de docentes será adaptado a realidade da demanda, observando, conforme orientação da SEED o número máximo de dez (10) alunos por orientador. A equipe de orientação será integrada, também, com o Tutor, obedecendo a normatização proposta pela SEED/MEC de um (1) tutor para um grupo máximo de trinta (30) alunos e um (1) secretário que atuará junto a coordenação de pós-graduação.
Além do critério de titulação (Especialista, no mínimo), como principal requisito para a função de tutor, além da disponibilidade exclusiva de tempo para a tutoria, exige-se um profissional que já tenha trabalhado com equipe em EAD e que possua um perfil motivador, criando um ambiente favorável à troca de experiências e leituras de forma continuada e regular, utilizando, para isso, os recursos e instrumentos oferecidos pela Plataforma Moodle, bem como por outras formas de comunicação à distância, além de contribuir em outras formas definidas pelo professor/orientador. Esses tutores irão atuar na FURG junto aos professores.
A coordenação do curso será composta por um (01) professor do Programa de Pós-Graduação, contando com a assessoria de um (01) secretário.
Para apoio técnico contamos com a equipe da SEAD/FURG, organizados em seus diferentes núcleos.
6.2 Descrição das necessidades específicas relativas à estrutura do pólo de apoio presencial: quanto à estrutura física e logística:
Os pólos presenciais deverão atender às exigências do sistema UAB, sendo de inteira responsabilidade dos municípios, e tendo como base o exemplo de pólo de apoio presencial:
Dependência administrativa |
Itens |
|
Sala para secretaria acadêmica |
Mobiliário |
01 mesa para computador |
01 mesa de escritório com gavetas |
||
01 mesa para scanner |
||
01 mesa para impressora |
||
02 armários com 02 portas |
||
02 arquivos de aço |
||
01 mesa para telefone e fax |
||
01 mural |
||
02 cadeiras giratórias |
||
Equipamentos e serviços |
01 computador com gravador de CD e multimídia |
|
01 impressora a laser |
||
01 scanner |
||
01 aparelho de telefone/fax |
||
01 webcam |
||
01 no-break |
||
Acesso a Internet para o pólo |
||
01 linha telefônica com ramais |
||
Sala da Coordenação do pólo |
Mobiliário |
01 mesa escritório com gavetas |
02 cadeiras giratórias |
||
01 mural |
||
01 mesa para computador |
||
01 armário com 02 portas |
||
02 cadeiras estofadas com braço |
||
Equipamento |
01 computador completo, com multimídia gravador de CD, acesso à Internet. |
|
01 webcam |
||
01 aparelho de telefone |
Sala para tutores presenciais |
Mobiliário |
04 mesas de reunião (4 pessoas) |
|
16 cadeiras estofadas reunião |
|||
04 cadeiras com braço |
|||
04 mesas de escritório |
|||
01 mesa de impressora |
|||
01 mesa de scanner |
|||
02 armários com 02 portas |
|||
Equipamento |
04 computadores completos |
||
01 scanner |
|||
01 aparelho telefone/fax |
|||
01 impressora |
|||
04 webcam |
|||
Sala de professores e reuniões |
Mobiliário |
01 mesa reunião 10 pessoas |
|
10 cadeiras estofadas com braço |
|||
01 armário com porta |
|||
01 mural |
|||
01 quadro branco |
|||
Sala de aula presencial típica |
Mobiliário |
50 carteiras estofadas |
01 quadro branco ou de giz |
||
01 mural |
||
01 mesa para professor |
||
01 cadeira estofada |
Laboratório De informática |
Mobiliário |
25 cadeiras estofadas |
01 cadeira estofada para professor |
||
25 mesas para computador |
||
01 quadro branco |
||
02 murais com vidro |
||
01 mesa para projetor |
||
02 armários de segurança para equipamentos |
||
01 mesa para impressora |
||
01 mesa para scanner |
||
01 suporte para TV |
||
equipamento |
25 computadores completos com acesso à internet |
|
25 webcam |
||
01 impressora |
||
01 scanner |
||
01 projetor multimídia |
||
01 aparelho de TV 29 polegadas e DVD |
||
01 servidor |
||
07 no-break |
||
HUB e roteador |
||
02 condicionadores de ar |
Sala de vídeo conferência |
Mobiliário |
50 carteiras |
01 mesa para o professor |
||
01 cadeira giratória |
||
01 quadro branco |
||
01 tela de projeção |
||
01 mesa de computador |
||
01 mesa para projetor |
||
01 suporte para TV |
||
Equipamentos |
01 computador completo com multimídia (caixas de som e microfone), acesso à Internet. |
|
01 webcam |
||
01 videocassete |
||
01 projetor multimídia |
||
01 aparelho de TV 35 polegadas e DVD |
||
01 aparelho de vídeo conferência |
||
01 no-break |
||
01 condicionador de ar |
Biblioteca |
Mobiliário |
04 mesas para 04 pessoas |
16 cadeiras estofadas |
||
03 cadeiras giratórias com braço |
||
02 mesas para computador |
||
01 mesa para escritório com gavetas |
||
02 armários com fechadura para a guarda de acervo bibliográfico de multimeios: CD-Rom, disquetes, fitas de vídeo, DVD e outros |
||
01 mesa para impressora |
||
01 armário com 02 portas |
||
04 estantes de aço específicas para biblioteca. |
||
Equipamento |
02 computadores completos com gravador de CD |
|
01 aparelho de telefone |
||
01 impressora |
6. Orçamento
A infra-estrutura da Universidade, com os laboratórios para capacitação dos professores e tutores a distância, gastos com energia elétrica, telefonia, viaturas, motoristas é a contrapartida da IES.
Os professores e tutores receberão bolsa do FNDE, com valor definido pela Lei das Bolsas Nº 11.273 de 06 de fevereiro de 2006 (disponível em www.uab.mec.gov.br). Somente um professor em cada disciplina receberá a bolsa que terá duração correspondente aos créditos da mesma.
7. Cronograma do curso
Cronograma de Execução |
|
Período |
Descrição |
Fevereiro a Maio de 2012 |
Reestruturação de projeto e Adequação do Material Pedagógico |
Maio a Julho de 2012 |
Divulgação, seleção e matrícula no curso |
Agosto a Outubro de 2012 |
Inicio do Curso e desenvolvimento da Etapa I |
Outubro de 2012 a Maio de 2013 |
Desenvolvimento da Etapa II e Etapa III |
Junho a Dezembro de 2013 |
Desenvolvimento das Etapas IV, Etapa V e finalização do Curso |
9. Quadro de sequência lógica do curso:
Segundo SEMESTRE 2012 e Primeiro SEMESTRE de 2013 |
||||||||||||||||||
Etapa 1 |
Etapa 2 |
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Grupo 1 = 45h |
Grupo 2 = 54h |
Grupo 3 =30h |
Grupo 4 = 69h |
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Informática e Internet
|
Integração em mídias na educação
|
Gêneros textuais
|
Material impresso
|
Atividade presencial I
|
Rádio
|
TV e Vídeo
|
O uso da informática na prática pedagógica
|
Metodologia da Pesquisa Científica
|
Atividade Presencial II
|
|||||||||
15 |
30 |
15 |
15 |
24 |
15 |
15 |
15 |
30 |
24 |
|||||||||
Primeiro e segundo SEMESTRE 2013 |
||||||||||||||||||
Etapa 3 |
Etapa 4 |
|||||||||||||||||
Grupo 5 = 30h |
Grupo 6 = 53h |
Grupo 7 = 30h |
Grupo 8 = 69h |
|||||||||||||||
TV e vídeo: desenvolvendo projetos audiovisuais educativos
|
Aspectos históricos, socioculturais e tecnológicos do rádio e a educação
|
Gestão
|
Desenvolvimento de Projetos
|
Atividade Presencial III
|
Multimídia Educativa - Ferramentas de Autoria
|
O uso de blogs, flogs, webquest na educação
|
Convergêngia das Mídias
|
Linguagem de Mídia Impressa e Visual
|
Atividade presencial IV
|
|||||||||
15 |
15 |
15 |
30 |
8 |
15 |
15 |
30 |
15 |
24 |
|||||||||
Segundo SEMESTRE 2013 |
||||||||||||||||||
Etapa 5 |
||||||||||||||||||
Grupo 9 = 60h |
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TCC |
||||||||||||||||||
60 |
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Total de Horas do Curso: 440 horas |
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