MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
PRÓ-REITORIA ADMINISTRATIVA
SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
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ROTINA ADMINISTRATIVA QUE DEVE SER OBSERVADA PARA SOLICITAÇÃO, UTILIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE SUPRIMENTO DE FUNDOS


1 - Solicitação de Suprimento de Fundos: Deverá ser utilizado o formulário SSF, modelo em anexo, o qual deverá ser devidamente numerado e preenchido em seus três primeiros quadros pela Unidade Solicitante, com a devida assinatura da chefia da mesma em local próprio para tal, devendo após, ser encaminhado à Divisão de Protocolo para formalização de processo.

2 - Verifique o prazo de aplicação de seu Suprimento de Fundos no campo específico, na parte de baixo do Formulário de Solicitação (SSF). O prazo de aplicação começa a contar a partir do dia seguinte a data do carimbo de pago (no verso do empenho) até 30, 60 ou 90 dias, conforme consta no SSF. Não poderá ser feita despesa fora deste período.

3 - Verifique o prazo para Prestação de Contas de seu Suprimento de Fundos. O prazo limite para a apresentação da Prestação de Contas é de 5 (cinco) dias após o término do prazo de aplicação de seu Suprimento de Fundos.

4 - Suas despesas devem estar enquadradas no elemento de despesa solicitado no seu Suprimento de Fundos.

339033- Passagens e locomoção: despesas com aquisição de passagens, locação de

meios de transporte;

339030- Material de Consumo: materiais enquadrados como consumo pela Lei 4320/64 e que
normalmente perdem sua identidade física ou tem uma durabilidade limitada a dois
anos. Confecção de material por encomenda sem fornecimento da matéria-prima
pela FURG (Norma de Execução nº 4 – CCONT).

339036- Outros Serviços de Terceiros Pessoa Física: despesas decorrentes de serviços, de
caráter eventual, prestados por pessoa física cadastrada no CPF;

339039- Outros Serviços de Terceiros Pessoa Jurídica: despesas com prestação de serviços
por pessoa jurídica cadastrada no CNPJ. Confecção de material por encomenda
com o fornecimento da matéria-prima pela FURG (Norma de Execução nº 4 –
CCONT).

5 - Todas as Notas Fiscais ou recibos deverão estar em nome da FURG e conter data de emissão a partir do depósito na conta de Suprimento de Fundos até o último dia do prazo para aplicação. As mesmas não poderão, em hipótese alguma, conter rasuras.

6 - Somente poderão ser pagas despesas até o limite de R$ 200,00 (Duzentos reais) por documento fiscal e por fornecedor, (serão somados os documentos fiscais de cada Suprimento de Fundos, por fornecedor, cujo total não poderá ultrapassar R$ 200,00).

7 - No caso de necessidade excepcional de realização de despesa maior que o estipulado no item anterior, o suprido deverá obter autorização formal da PROAD, mediante justificativa apresentada para a devida autorização, a qual deverá ser incluída na Prestação de Contas.

8 - Todas as despesas deverão conter declaração de recebimento de material ou prestação de serviços, que deve ser sobreposta ao documento fiscal, datada e assinada por SERVIDOR DA INSTITUIÇÃO (bolsistas, prestadores de serviços e similares não podem atestar o serviço), preferencialmente que não seja o suprido e devidamente identificado com o nome e cargo. (modelo das declarações em anexo):

339030- Pelo recebimento do material;

339033- Pela prestação de serviços;

339036- Pela prestação de serviços;

339039- Pela prestação de serviços.

9 - Todas as despesas deverão ter a anotação do número do cheque utilizado para o pagamento. Preferencialmente, fazer a anotação próxima ao atestado de serviços ou recebimento de material.

10 - Preencha o formulário indicado para a Prestação de Contas:

Relacione as despesas e some;
Verifique se existe saldo a devolver. Se houver, efetue a devolução através de Depósito
Bancário junto ao Banco do Brasil S. A., conforme os dados de devolução que
constam no verso do empenho.
b) Os comprovantes de despesas devem ser afixados em folha comum (papel jornal, por
exemplo), individualmente, para comporem o processo.
Verifique se todas as despesas estão atestadas;
Date e assine a sua Prestação de Contas.
d) Verifique se alguma despesa deva ser esclarecida por justificativa. Neste caso, justifique
a despesa na mesma folha do comprovante desta. São casos mais comuns de necessidade
de justificativas:

339030- identificar veículo (na compra de peças p/veículos );
informar que o material é para reposição e o nº do tombamento (despesas com
componentes de equipamentos de informática);
informar que não possui estoque em almoxarifado (materiais de expediente).

339033- identificar quem utilizou a passagem;

339036- identificar o serviço realizado;

339039- identificar hóspedes e período (despesas com hospedagens);
identificar os usuários e motivo (despesas com lanches);
identificar veículos e motivo (despesas com combustíveis fora da cidade).

e) Anexe ao processo extrato bancário a partir do primeiro dia da data de aplicação.

f) Anexe resumo das despesas, totalizadas por sub-elemento (consultar tabela de códigos
anexa ao Processo de Suprimento de Fundos), conforme exemplo abaixo:
  
Sub-Elemento Nome Valor
25 Despesas xx 5,00
32 Despesas yy 5,00
Total 10,00(Total da despesa do suprimento)

g) Encaminhe o processo à Chefia Imediata da Unidade Solicitante para o "visto" em todos os
documentos (conferência e concordância com as despesas). O "visto" também deverá ter
a identificação da assinatura e ser sobreposto ao documento fiscal.

h) Encaminhe o processo, via protocolo, à SAFC - Divisão de Contabilidade.
 

NOTAS:

1 - Nenhum suprido poderá efetuar despesas, estando em período de gozo de férias ou licenças. Portanto, o mesmo deverá efetuar a devida prestação de contas, antes do início das mesmas.

2 - Suprimento de Fundos no elemento 339036, observar o que segue:

"Deverá ser entregue na Divisão Financeira até o antepenúltimo dia útil de cada mês, cópia dos recibos pagos até aquela data, com identificação do suprido e número do Suprimento de Fundos, para efeito de recolhimento ao INSS. No caso da entrega da cópia dos documentos fora do prazo estabelecido, os valores correspondentes a multas e/ou juros pelo pagamento em atraso da Guia do INSS, serão cobrados do suprido".

3 - Toda pessoa física está sujeita à retenção do Imposto de Renda na Fonte:

- Brasileiros, cadastrados no CPF: aplicar a tabela conforme abaixo;

- Estrangeiros: fazer a retenção de 15% do valor bruto.

A legislação atual determina que se faça o recolhimento, através de DARF, do valor do Imposto de Renda na Fonte, até o terceiro dia útil da semana subsequente ao fato gerador.

Este documento (DARF), será pago em estabelecimento bancário, anexado ao processo de Suprimento de Fundos e constituirá despesa deste.

Dados para o preenchimento:

CAMPO 01: NOME DA PESSOA QUE PRESTOU SERVIÇO
CAMPO 02 : DATA DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO – DD/MM/AA
CAMPO 03 : CPF DA PESSOA QUE PRESTOU SERVIÇO
CAMPO 04 : CÓDIGO DA RECEITA - 0588
CAMPO 06 : DIA DO PAGAMENTO NO BANCO – DD/MM/AA
CAMPO 07 : VALOR DO IMPOSTO RETIDO NA FONTE
CAMPO 10 : VALOR DO IMPOSTO RETIDO NA FONTE
 
 
BASE DE CÁLCULO
ALÍQUOTA
PARCELA A DEDUZIR DO IMPOSTO
ATÉ R$ 1.058,00
ISENTO
-
DE R$ 1.058,01 A R$ 2.155,00
15%
R$ 158,70
ACIMA DE R$ 2.155,00
27,5%
R$ 423,08

 
 

Qualquer dúvida, antes de executar a despesa, entre em contato com a SAFC/DIVISÃO DE CONTABILIDADE, pelos telefones 233.8701/ 8703/ 8726 - FAX 232.7919
 

LEGISLAÇÃO: Lei 4320, de 17/03/64
Decreto 93.872, de 23/12/86
Portaria 492, de 31/08/93
Norma de Execução 4, de 31/10/97
 

ANEXOS: MODELOS DE DECLARAÇÕES:

1 – PARA RECEBIMENTO DE MATERIAL
 

DECLARO QUE FORAM RECEBIDOS OS MATERIAIS
CONSTANTES NO PRESENTE DOCUMENTO.
RIO GRANDE_______DE___________________200____
ASSINATURA___________________________________
NOME__________________________________________
CARGO_________________________________________
CHEQUE Nº _____________________________________
 

2 – PARA SERVIÇOS PRESTADOS
DECLARO QUE FORAM PRESTADOS OS SERVIÇOS
CONSTANTES NO PRESENTE DOCUMENTO.
RIO GRANDE_______DE___________________200____
ASSINATURA___________________________________
NOME__________________________________________
CARGO_________________________________________
CHEQUE Nº _____________________________________
 

3 – VISTO DA CHEFIA IMEDIATA

VISTO

_______________________________
NOME:
CARGO:
 

Observação: Os demais modelos de declarações estão disponíveis na PROAD.