FUNDAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
PRÓ-REITORIA
DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO
PLANO DE
AÇÃO 2007
ÁREA I – ENSINO DE
GRADUAÇÃO
OBJETIVO
1 – Melhorar as condições do processo de ensino-aprendizagem dos cursos de
graduação
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
1.
Dar continuidade
ao processo de elaboração, reavaliação e implementação do PPP dos cursos de
Graduação. |
1-
Concluir e implementar o projeto político-pedagógico dos cursos de Graduação. |
PROGRAD/SUPAP |
COMCURs/Docentes/ Estudantes |
|
1. Discutir a
flexibilização curricular junto ao COMGRAD; 2. Organizar um documento
com orientações para a elaboração e revisão do PPP dos cursos; 3. Debater o assunto no
âmbito do COMGRAD. |
2.
Aprovar a proposta curricular dos cursos de Graduação das
Engenharias, Administração e Ciências Contábeis, tomando como referência as
atuais diretrizes curriculares nacionais. |
2- Dar continuidade ao processo de implementação das
diretrizes curriculares, articulando-as aos projetos político-pedagógicos dos
cursos e da Instituição, contemplando a realidade e as necessidades
regionais. |
PROGRAD/SUPAP |
COMCURs/Docentes/
Estudantes |
|
1. Orientar os
coordenadores de cursos de graduação sobre alterações necessárias no PPPC; 2. Analisar os programas
curriculares dos cursos de graduação; 3. Debater o assunto no âmbito
do COMGRAD. |
3.
Apoiar os Núcleos/Grupos de Ensino, Pesquisa e Extensão
existentes na Instituição e estimular a criação de novos Núcleos. |
3- Ampliar a política de estímulo para que as atividades de
Pesquisa e Extensão sejam incorporadas à cultura de todos os Cursos da
Universidade. |
PROGRAD/PROACE/
PROPESP |
COMCURs
de Graduação e Pós-Graduação/ Departamentos/ Docentes |
|
1. Orientar e apoiar os
Núcleos/Grupos na participação de editais específicos. |
4.
Elevar a qualidade do processo de ensino e de
aprendizagem nos cursos de graduação.
|
4- Promover o efetivo envolvimento e
comprometimento de todos os docentes com o ensino da graduação. |
PROGRAD |
Departamentos/
COMCURs |
|
1. Organizar ações de
formação junto ao PROFOCAP. |
5. Dar continuidade na
melhoria dos laboratórios de ensino. |
5- Propiciar a infra-estrutura adequada ao bom
funcionamento dos cursos. |
PROGRAD/PROPLAN/
PROAD |
Departamentos/
COMCURs |
(Captar recursos) |
1. Levantar necessidades
nos laboratórios; 2. Discutir no Comitê de
Graduação as necessidades dos cursos, ligadas aos laboratórios de ensino; 3. Elaborar projeto
circunstanciado sobre as melhorias necessárias. |
6.
Desenvolver
um novo sistema para controle acadêmico que integre todas as informações da
vida acadêmica dos estudantes. (vinculado à meta nº 114) PDI 2007/2010-PROGRAMA 8 |
5- Propiciar a infra-estrutura adequada ao bom
funcionamento dos cursos. |
PROGRAD/CPD |
SUPAAC/
CPD/Comitê de Informática/ COMCURs |
|
1. Desenvolver uma base de
dados para cadastro dos alunos da Instituição; 2. Desenvolver um sistema de
matrícula on-line, a ser implantado através de um projeto piloto em 2007. |
7. Dar continuidade à
melhoria das condições de infra-estrutura para os estudantes, pela
substituição das cadeiras das salas de aula do pavilhão 2 do Campus Carreiros
e da Área Acadêmica da Saúde. (Etapa 3). PDI 2007/2010-PROGRAMA 9 |
5- Propiciar a infra-estrutura adequada ao bom
funcionamento dos cursos. |
PROAD/PROPLAN |
PROGRAD/SAMC/
SUPLAN |
PA 2007 (Tesouro) 128.000,00 |
1. Adquirir 2.262 cadeiras
de salas de aula. |
8. Recuperar os
laboratórios de informática multiusuários onde são ministradas disciplinas.
(Etapa 3) PDI 2007/2010-PROGRAMA 7 |
5- Propiciar a infra-estrutura adequada ao bom
funcionamento dos cursos. |
PROPLAN |
PROGRAD/CPD |
PA 2007 (Tesouro) 140.000,00 |
1. Efetuar levantamento da
situação atual dos laboratórios; 2. Adquirir 96
microcomputadores (27 DMAT, 20 Engª Computação, 13 DCEAC, 10 DQ, 11 conversores
e servidor de rede p/ 24 conversores Reenge-DMC); 3. Adquirir outros
periféricos. |
9. Dar continuidade à
automatização do serviço de audiovisual, implantando mais 10 salas especiais.
(Etapa 3) PDI 2007/2010-PROGRAMA 9 |
5- Propiciar a infra-estrutura adequada ao bom
funcionamento dos cursos. |
PROAD/SAMC |
PROGRAD/PROAD/
PROPLAN |
PA 2007 (Tesouro) 31.000,00 |
1. Adquirir 8 projetores multimídia; 2. Adquirir 10
microcomputadores (sem vídeo); 3. Adquirir 8 telas de
projeção; 4. Adquirir oito conjuntos
de caixas de som; 5. Fixar os aparelhos
multimídia; 6. Confeccionar mobiliário
para guarda dos microcomputadores. |
10.
Incentivar
e apoiar propostas de criação e implementação de novas tecnologias
didático-pedagógicas. PDI 2007/2010-PROGRAMA 5 |
6- Desenvolver, apoiar e utilizar novas tecnologias
didático-pedagógicas. |
PROGRAD/SUPAP |
PROPESP/PROACE |
|
1.
Oferecer
cursos no âmbito do PROFOCAP; 2.
Incentivar a
divulgação de novas tecnologias didático-pedagógicas; 3.
Disponibilizar
condições de infra-estrutura para a criação e implementação de novas
tecnologias didático-pedagógicas; 4.
Integrar
as ações de EAD no contexto do ensino presencial. |
11.
Desenvolver
iniciativas visando à redução do nível de evasão dos estudantes de graduação. |
7- Realizar ações para a redução da evasão nos cursos de
graduação. |
PROGRAD/SUPAP/ SUPAAC/COMCURs/CPA |
PROPLAN/PROACE/ CPD |
|
1. Dar continuidade ao
estudo sobre evasão nos últimos anos; 2. Discutir no Comitê de Graduação
as possíveis causas da evasão; 3. Buscar alternativas
visando reverter o quadro de evasão constatado nos últimos quatro anos; 4. Criar o Programa de
Tutoria e Apoio Pedagógico em Conhecimentos Básicos. |
12.
Criar
metodologia para análise e acompanhamento do desempenho acadêmico dos
estudantes. PDI 2007/2010-PROGRAMA 2 |
8-
Ampliar iniciativas para o acompanhamento do desenvolvimento acadêmico dos
estudantes. |
PROGRAD/PROPLAN/
PROACE/CPA |
COMCURs |
|
1. Realizar pesquisa sobre
o desempenho dos estudantes; 2. Criar o Programa de
Tutoria e Apoio Pedagógico em Conhecimentos Básicos; 3. Discussão junto à CPA e
SAI. |
13.
Criar
sistema único de registro e acompanhamento dos estágios profissionalizantes
dos estudantes da FURG. PDI 2007/2010-PROGRAMA 2 |
9- Definir política institucional de apoio aos estágios
profissionalizantes, contemplando a prospecção de oportunidades, agilização
dos procedimentos formais internos, acompanhamento das atividades e
preparação dos alunos para a participação nos processos de seleção. |
PROGRAD/SUPAP/ PROACE/SUPEST/ PROAD |
COMCURs |
|
1. Discutir no Comitê de
Graduação e no Comitê Estudantil; 2. Discutir no Grupo
Pangea; 3. Manter atualizado o
banco de registro dos estágios externos; 4. Discutir com os
professores responsáveis pelos estágios supervisionados; 5. Realizar seminário para
discussão dos estágios supervisionados das licenciaturas; 6. Elaborar um documento
com orientações e princípios básicos para os estágios profissionalizantes; 7. Discutir no Comitê de
Graduação. |
14. Apoiar ações e projetos voltados à
formação acadêmica dos estudantes. PDI
2007/2010-PROGRAMA 2 |
10- Intensificar os
programas de apoio à formação acadêmica dos estudantes. |
PROGRAD/PROACE/ SUPEST |
COMCURs/
Departamentos/ Docentes/Estudantes/ Comitê de Avaliação dos Grupos PET |
|
1. Criar um programa de apoio à formação
acadêmica dos estudantes; 2. Organizar grupos para elaboração de
projetos visando à participação em editais que permitam expansão de Grupos
PET na FURG; 3. Estimular e apoiar a participação dos
estudantes em projetos de ensino pesquisa e extensão; 4. Fomentar e apoiar o protagonismo
estudantil na realização de projetos; 5. Apoiar a participação dos estudantes
em eventos científicos e estudantis; 6. Oferecer duas turmas do curso Inserção
Cidadã na Vida Universitária. |
15. Apoiar e dar condições
adequadas aos estagiários dos cursos de formação de professores na realização
dos estágios junto às escolas da comunidade. |
11- Desenvolver programas de apoio aos
estagiários dos cursos de formação de professores. |
SUPAP/PROGRAD |
PROACE/COMCURs/
Professores/ Supervisores de Estágio |
|
1. Realizar seminário para
discussão dos estágios supervisionados das licenciaturas; 2. Realizar seminário com
os professores supervisores de estágio e estudantes em situação de estágio
nas licenciaturas, a fim de compilar dados sobre a realidade da atividade de
estágio; 3. Criar um comitê de
estágios da FURG; 4. Incluir estágios
supervisionados em cursos preparatórios para vestibular, promovidos pela
extensão; 5. Participar em editais
do Programa de Consolidação das Licenciaturas MEC/SESu/DEPEM; 6. Implementar o Projeto
Prodocência. |
16.
Criar banco
de dados com informações sobre os egressos da FURG. |
12- Estabelecer e implantar política de relacionamento com os
egressos e suas entidades representativas. |
PROGRAD/COMCURs |
PROACE/SUPEST/ CPD |
|
1. Levantar informações
junto às Comissões de Curso de Graduação/CPA; 2. Criar na página
eletrônica da FURG um link para acesso a banco de dados dos egressos. |
17.
Criar
Programa de Ações Inclusivas e Afirmativas na FURG. |
14- Incentivar a implantação de programas de inclusão social e
ações afirmativas. |
PROGRAD/PROACE |
PROPESP/COMCURsDepartamentos |
(Captar recursos) |
1.
Apoiar
as ações do Núcleo de Estudos em Ações Inclusivas (NEAI/DECC/); 2.
Participar
de novos editais do Programa de Inclusão e Ações Afirmativas na Educação
Superior, proposto pela SESu; 3. Oferecer suporte aos projetos de
cursos Pré-vestibular, existentes na Universidade. 4. Apoiar a implantação de política
para a prevenção ao uso indevido de drogas na Universidade. |
OBJETIVO
2 – Adequar e expandir a oferta de vagas e de cursos de graduação
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
18. Estudar a possibilidade de aumento de vagas para o processo
seletivo de 2008. |
1- Ampliar o número de vagas dos cursos, observada a demanda sem
comprometimento de sua qualidade. |
COMCURs/PROGRAD/ SUPAP |
PROPLAN |
|
1. Estudar o número ideal de
vagas em cada curso tomando como referência a capacidade dos laboratórios
envolvidos e a demanda social; 2. Verificar a possibilidade
do ingresso em duas etapas, considerando o exemplo do curso de Enfermagem. |
19. Dar continuidade a Proposta de
Expansão da FURG para os próximos anos. |
2-
Identificar as necessidades para oferecimento de novos cursos e/ou adequação
dos já existentes. 3- Criar as condições necessárias para a implantação de
novos cursos de graduação, em particular os adequados às necessidades da
região que atendam às demandas da sociedade. |
Reitoria/PROGRAD/ PROACE/PROPESP/ PROAD/PROPLAN Conselhos |
COMCURs/
Departamentos/ Professores |
|
1. Reunir grupos com áreas de interesse
comum, para discutir a implantação de novos cursos de graduação de acordo com
as demandas regionais (Economia-Manhã, Química Tecnológica e Ambiental e
Ciências Biomédicas-Área de Concentração – Pesquisa Científica) ; 2. Levantar as demandas para ampliação
dos cursos já existentes; 3. Promover debate no Conselho
Universitário visando o processo de expansão da FURG; |
20. Dar continuidade ao
processo de criação do curso de Arqueologia. |
3- Criar as condições necessárias para a
implantação de novos cursos de graduação, em particular os adequados às
necessidades da região que atendam às demandas da sociedade. |
PROGRAD/SUPAP/
Comissão de Implantação do Curso |
COEPE/PROPLAN |
|
1. Reavaliar o projeto do
curso; 2. Submeter o projeto do curso
aos Departamentos envolvidos; 3. Submeter o projeto do
curso ao COEPE. |
OBJETIVO
3 - Diversificar os mecanismos
de ingresso e otimizar a ocupação de vagas na Universidade
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
21. Estudar novos
mecanismos de ingresso para os cursos de graduação. |
1- Estudar a viabilidade de diversificar as
formas de ingresso na Universidade. |
PROGRAD/Reitoria/ Conselhos |
PROPLAN/SUPAP/ SUPAAC/SUPEXT/ COMCURs |
|
1. Ampliar a abertura de
editais (extraprocesso seletivo) para ingresso na FURG. |
22. Reavaliar a existência
e aproveitamento de vagas nos cursos de graduação. |
2- Avaliar a forma de cálculo das vagas
disponíveis e os procedimentos utilizados para preenchimento das mesmas. |
PROGRAD/SUPAAC/
COMCURs/ PROPLAN |
SUPLAN/Conselhos |
|
1. Promover o levantamento
de dados pela Comissão; 2. Rever a Deliberação nº
042/2004-COEPE com possibilidade de redefinir o modelo; 3. Rever a Deliberação nº
013/2004-COEPE; 4. Analisar possibilidade
de manutenção de vínculo do aluno sem ocupação de vaga. |
ÁREA ll – ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO
OBJETIVO 1 – Qualificar os programas de
pós-graduação
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
23. Dispor de um sistema
integrado de informações da pós-graduação. (vinculado à meta nº 114) PDI 2007/2010-PROGRAMA 8 |
3- Criar um sistema de informações da
pós-graduação integrado ao da Universidade. |
PROPESP |
CPD/COMCURs
de Pós-Graduação/ COMCURs de pós-graduação Lato Sensu |
|
1. Elaborar um programa
computacional para gestão da pós-graduação; 2. Capacitar pessoal de
apoio das diferentes unidades envolvidas com a pós-graduação; 3. Inserir as informações
da pós-graduação no sistema. |
24. Reestruturar os
laboratórios de estatística para as disciplinas de estatística da
pós-graduação. (Ver meta 100). PDI
2007/2010-PROGRAMA 10 |
1- Manter a contínua evolução do padrão de
qualidade dos programas de pós-graduação. |
PROPLAN |
DMAT/PROPESP |
|
1. Criar espaço físico para
o laboratório de estatística no pavilhão 2. |
25. Elaborar normas para o
sistema de avaliação dos cursos de pós-graduação Lato Sensu. |
4- Criar Programa de avaliação dos cursos de
pós-graduação Lato Sensu. |
PROPESP |
COLASE/COMCURs
de Pós-Graduação Lato Sensu |
|
1. Criar comissão para
elaborar normas para o sistema de avaliação; 2. Aprovar as normas no
COLASE. |
26. Consolidar o sistema de
divulgação on-line das teses e dissertações. |
6- Consolidar o Sistema de divulgação de teses
e dissertações. |
PROPESP |
NID/CPD/COMCURs de Pós-Graduação |
|
1. Incentivar as COMCURs
de Pós-Graduação a hospedar as dissertações e teses no sistema de divulgação
na internet; 2. Inserir as informações. |
27. Aumentar em 20% a
participação de professores visitantes e bolsistas de pós-doutorado junto aos
cursos de pós-graduação. |
7- Estimular a participação de professores
visitantes e bolsistas de pós-doutorado junto aos cursos de pós-graduação. |
PROPESP |
COMCURs
de Pós-Graduação Stricto Sensu |
|
1. Pleitear junto ao MEC a
contratação de professores visitantes; 2. Participar dos editais
específicos para bolsas de pós-doutorado e professor visitante (PRODOC, entre
outros) dos órgãos de fomento (CNPq, CAPES e FAPERGS). |
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
28. Criar 3 novos programas
de pós-graduação Stricto Sensu (História, Física e Educação em Ciência: Química da
Vida e Saúde). |
1- Desenvolver projetos institucionais e/ou
interinstitucionais que levem à implantação de novos cursos de pós-graduação Stricto Sensu, em particular os
adequados às necessidades da região e os que promovam a integração de
diferentes áreas do conhecimento. |
PROPESP |
DBH/
DECC/ DFIS/ COMCURs de Pós-Graduação |
|
1. Consolidar propostas a
serem submetidas à CAPES; 2. Aprovar as propostas no
comitê de Pós-Graduação; 3. Aprovar a criação dos
cursos no COEPE. |
29. Criar doutorado no
programa de pós-graduação Stricto Sensu
de Aqüicultura. |
1- Desenvolver projetos institucionais e/ou
interinstitucionais que levem à implantação de novos cursos de pós-graduação Stricto Sensu, em particular os
adequados às necessidades da região e os que promovam a integração de
diferentes áreas do conhecimento. |
PROPESP |
DOC/COMCURs
de Pós-Graduação |
|
1. Consolidar proposta a
ser submetida à CAPES; 2. Aprovar a proposta no Comitê
de Pós-Graduação; 3. Aprovar a criação do
curso no COEPE. |
30. Elaborar propostas de
novos cursos de pós-graduação Stricto
Sensu. |
1- Desenvolver projetos
institucionais e/ou interinstitucionais que levem à implantação de novos
cursos de pós-graduação Stricto Sensu,
em particular os adequados às necessidades da região e os que promovam a
integração de diferentes áreas do conhecimento. |
PROPESP |
Departamentos envolvidos |
|
1. Identificar novos
grupos com potencial para criação de cursos de pós-graduação; 2. Apoiar a elaboração das
propostas dos cursos de doutorado em História da Literatura e Enfermagem e
dos cursos de mestrado em Gerenciamento Costeiro, Direito e Dependência
Química. |
31. Criar 5 novos cursos de
especialização, presenciais, nas
áreas de educação e cultura, artes, direito e matemática. |
2- Criar novos cursos de pós-graduação lato sensu, em particular os adequados
às necessidades da região e os que promovam a integração de diferentes áreas
do conhecimento, como forma de promover a educação continuada e impulsionar o
surgimento de cursos de pós-graduação stricto sensu. |
PROPESP |
DECC/DMAT/DLA/DCJ |
|
1. Aprovar nos colegiados
dos departamentos envolvidos; 2. Aprovar as propostas no
comitê de Pós-Graduação; 3. Aprovar a criação dos
cursos no COEPE. |
32. Elaborar propostas de
novos cursos de pós-graduação Lato
Sensu. |
2- Criar novos cursos de pós-graduação lato sensu, em particular os adequados
às necessidades da região e os que promovam a integração de diferentes áreas
do conhecimento, como forma de promover a educação continuada e impulsionar o
surgimento de cursos de pós-graduação stricto sensu. |
PROPESP |
Departamentos
envolvidos |
|
1. Identificar novos
grupos com potencial para criação de cursos de pós-graduação em parceria com
outras entidades; 2. Apoiar a elaboração das
propostas. |
ÁREA IlI – EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL
OBJETIVO 1 – Implantar e consolidar os
cursos técnicos nas modalidades integrada ao ensino médio e integrada à
educação de jovens e adultos
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
33. Dotar o CTI de projeto político pedagógico. |
1- Elaborar o
projeto político- pedagógico do Colégio Técnico Industrial “Prof. Mário
Alquati” (CTI), contemplando a realidade dos cursos integrados. |
PROGRAD/CTI |
Comunidade do CTI |
|
1. Estruturar os setores de Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica; 2. Contratar um profissional com formação pedagógica; 3. Promover ampla
discussão sobre a construção e implementação do projeto, envolvendo a
comunidade do CTI. |
OBJETIVO 3 – Ampliar e qualificar as
instalações e a estrutura administrativa do CTI
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
34. Construir do ginásio de esportes do CTI. (Fase 2) PDI 2007/2010-PROGRAMA 10 |
3- Criar condições
para que todas as atividades do CTI sejam desenvolvidas no Campus Cidade. |
PROGRAD/CTI |
PROPLAN/FAURG |
(Tesouro/Próprio/ Convênio) 210.000,00 (Captar recursos) |
1. Captar os recursos necessários; 2. Contratar a primeira etapa da obra. |
OBJETIVO 5 – Expandir a oferta de cursos
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
35. Oferecer sete cursos técnicos de formação continuada. (Instrumentista Montador, Encarregado de
Instrumentação, Instrumentista de Sistemas, Supervisor de Planejamento,
Eletricista Montador, Eletricista de Força e Controle e Encarregado de
Elétrica), no âmbito do PROMINP. |
3-
Avaliar as possibilidades de criação de novos cursos técnicos e tecnológicos,
em particular os que atendam às necessidades dos arranjos produtivos locais. |
PROGRAD/CTI |
Outras instituições |
|
1. Consolidar propostas; 2. Aprovar as propostas no Colegiado do CTI. |
ÁREA IV – EDUCAÇÃO À
DISTÂNCIA
OBJETIVO
1 – Desenvolver a educação à distância
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
36. Implantar a Secretaria
de Educação à Distância. |
1- Criar a Secretaria de Educação à Distância. |
Reitoria/PROGRAD/ PROACE/PROPESP |
Reitoria/Conselhos |
|
1. Aprovar a criação da
Secretaria de Educação à Distância no CONSUN; 2. Designar os membros e o
Secretário de Educação à Distância; 3.
Registrar
os curso de extensão, graduação e pós-graduação na secretaria. |
37. Implantar a
infra-estrutura para o funcionamento do PRÓ-LICENCIATURA e da UAB. |
2- Disponibilizar a infra-estrutura física e
tecnológica necessária ao desenvolvimento de projetos e de cursos de educação
profissional, tecnológicos, graduação e pós-graduação. |
PROGRAD/PROPESP/ PROACE/PROPLAN |
CPD |
(Convenio-MEC/SEED) 390.000,00 |
1. Disponibilizar os
espaços para a implementação dos laboratórios; 2. Adquirir os
equipamentos necessários, conforme o projeto aprovado pela SEED/MEC; 3. Adquirir mobiliário; 4. Implantar a rede lógica
de dados; 5. Implementar um novo
sistema acadêmico. |
38. Consolidar grupo de
profissionais com experiência na EAD para a produção de materiais e
metodologias focados na EAD. PDI 2007/2010-PROGRAMA 5 |
3- Estruturar grupo de profissionais para
produção de material didático focado na educação à distância. |
PROGRAD/CTI/ PROPESP/ |
Professores |
|
1. Criar um comitê de
análise e produção de material em EAD; 2. Apoiar a divulgação do
material produzido em EAD; 3. Promover cursos em EAD
no âmbito do PROFOCAP. |
39.
Implementar
o oferecimento dos cursos de pró-licenciatura em Matemática, Química e
Biologia, em parceria com outras IES. |
4- Estabelecer procedimentos visando ampliar a
participação da Universidade na educação à distância. |
PROGRAD/CTI/ PROPESP |
PROGRAD/CTI/ PROACE/PROPESP/
Departamentos/ COMCURs |
|
1.
Aprovar
os Cursos pelos Colegiados; 2.
Aprovar
os cursos no COEPE; 3.
Realizar
o processo seletivo; 4.
Oferecer
os cursos no 2º semestre. |
40.
Implementar
o oferecimento dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em
Administração e de Pós-Graduação: Especialização em Tecnologias da Informação
e Comunicação na Educação, Especialização em Aplicativos para WEB e Educação
Ambiental. |
4- Estabelecer procedimentos
visando ampliar a participação da Universidade na educação à distância. |
PROGRAD/CTI/ PROPESP |
PROGRAD/CTI/ PROACE/PROPESP/ Departamentos/ COMCURs |
|
1.
Aprovar
os Cursos pelos Colegiados; 2.
Aprovar
os cursos no COEPE; 3.
Promover
o processo seletivo; 4.
Oferecer
os cursos no 2º semestre. |
41.
Elaborar propostas de novos cursos de pós-graduação Lato Sensu. |
4- Estabelecer procedimentos
visando ampliar a participação da Universidade na educação à distância. |
PROGRAD/CTI/ PROPESP |
PROGRAD/CTI/ PROACE/PROPESP/ Departamentos/ COMCURs |
|
1. Identificar novos
grupos com potencial para criação de cursos de pós-graduação; 2.
Apoiar
a elaboração das propostas dos cursos: Multidisciplinar em Saúde do Idoso, História do Rio Grande do Sul, Matemática
e Educação de Jovens e Adultos. |
ÁREA V – PESQUISA
OBJETIVO 1 – Promover as atividades de
pesquisa em todas as áreas do conhecimento
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES
NECESSÁRIAS |
42. Criar um sistema
informatizado de cadastro dos projetos de pesquisa e da produção científica na
Universidade. (vinculado à meta nº 114) PDI 2007/2010-PROGRAMA 8 |
9- Implantar um sistema integrado de
informações da pesquisa, integrado ao da Universidade e à base de dados do
CNPq. |
PROPESP |
PROPESP/PROPLAN
CPD/ |
|
1.
Elaborar programa computacional para cadastro de projetos de pesquisa; 2.
Criar normas de tramitação dos projetos de pesquisa; 3. Inserir as informações
da pesquisa no sistema. |
43. Publicar no mínimo 2
números de cada revista científica da FURG. PDI 2007/2010-PROGRAMA 1 |
8- Ampliar o Programa de Apoio a Publicação de
Periódicos da FURG, garantindo a sua qualidade e periodicidade. |
PROPESP/PROACE |
PROPLAN/ Departamentos/
Comitês Editoriais/ Editora e Gráfica |
PA 2007 (Tesouro) 35.000,00 |
1. Elaborar normas gerais
para funcionamento das revistas; 2. Adquirir os materiais
necessários para impressão dos exemplares; 3. Pagamento de serviço de
revisão lingüística; 4. Estruturar serviço de
secretaria geral para os comitês editoriais; 5. Disponibilizar o
programa computacional SEER para os Comitês Editoriais; 6. Manter a periodicidade
na manutenção de equipamentos. |
44. Ampliar o número de
equipamentos no Programa de Compartilhamento de Equipamentos Multiusuários. PDI 2007/2010-PROGRAMA 14 |
3- Desenvolver ações facilitadoras para a
realização das pesquisas, em particular as que sejam multidisciplinares e
atendam ao desenvolvimento regional,
articuladas com as atividades de ensino e extensão. |
PROPESP |
Departamentos |
|
1. Criar um sistema
informatizado de divulgação do ProCEM na PROPESP; 2. Definir as normas de
utilização dos equipamentos adquiridos nos projetos institucionais; 3. Solicitar aos
diferentes órgãos de fomento recursos financeiros para aquisição de mais
equipamentos; 4. Ampliar o Comitê Gestor
do ProCEM. |
45. Reestruturar o Comitê
de Biossegurança. |
2 - Criar comitê que assessore a atuação dos
pesquisadores no que se refere às questões de natureza ética em todas as
áreas do conhecimento. |
PROPESP |
Comitê
Científico/ Departamentos |
|
1. Readequar e reenviar ao
CONSUN o regimento do comitê de biossegurança; 2. Compor o novo comitê de
biossegurança conforme o regimento aprovado. |
46. Aumentar em 10% o número
de bolsistas de iniciação científica concedidas dentro do Programas
Institucionais (CNPq, PROBIC-FURG). |
4- Ampliar os Programas de Iniciação
Científica. |
PROPESP |
Departamentos/CTI |
|
1. Pleitear junto ao CNPq
o aumento das cotas de bolsas; 2. Pleitear junto ao
Conselho Deliberativo do FGDAU o aumento das cotas de bolsas do PROBIC-FURG. |
47. Participar do Edital
CT-Infra 2007, através da chamada PROINFRA 01/2006. |
3- Desenvolver ações facilitadoras para a
realização das pesquisas, em particular as que sejam multidisciplinares e
atendam ao desenvolvimento regional, articuladas com as atividades de ensino
e extensão. |
PROPESP |
Departamentos/Comitê
Científico |
(Captar recursos) 3.232.101,25 |
1. Promover reuniões com
todos os interessados em apresentar projetos; 2. Selecionar e aprovar as
propostas; 3. Elaborar o projeto
único da instituição; 4. Implementar as
atividades de acordo com o montante de recursos liberados. |
48. Realizar estudos para
implantação do Centro de Microscopia Eletrônica da FURG – CEME-SUL. |
3- Desenvolver ações facilitadoras para a
realização das pesquisas, em particular as que sejam multidisciplinares e
atendam ao desenvolvimento regional, articuladas com as atividades de ensino e
extensão. |
Reitoria/PROPESP |
Departamentos/PROPLAN/Comitê
Científico. |
|
1. Promover reuniões com
os interessados; 2. Constituir grupo de
trabalho; 3. Elaborar projeto; 4. Submeter para
financiamento. |
49. Elaborar projeto de
modernização do Biotério Central. PDI 2007/2010-PROGRAMA 10 |
1- Desenvolver ações facilitadoras para a
realização das pesquisas, em particular as que sejam multidisciplinares e
atendam ao desenvolvimento regional, articuladas com as atividades de ensino
e extensão. |
PROPESP |
PROAD/PROPLAN |
(Tesouro) 9.000,00 (Captar recursos) |
1. Elaborar projeto de
modernização do Biotério Central; 2. Instalar rede de dados
em fibra ótica; 3. Buscar recursos nos
diferentes ministérios e agências de fomento. |
50. Desenvolver projeto
sobre aproveitamento de energia de ondas – EONDAS/RS. |
1- Desenvolver ações facilitadoras para a
realização das pesquisas, em particular as que sejam multidisciplinares e
atendam ao desenvolvimento regional, articuladas com as atividades de ensino
e extensão. |
Reitoria/PROPESP |
Departamentos
da FURG/ CENPES-PETROBRAS/COPPE-UFRJ |
(Captar recursos) 1.400.000,00 |
1.
Constituir grupo de trabalho; 2.
Realizar estudo sobre o “Estado da Arte no aproveitamento da enerrgia das
ondas”; 3.
Levantar o potencial energético das ondas do RS; 4.
Realizar estudo ambiental; 5.
Desenvolver o projeto conceitual; 6.
Desenvolver estudos de viabilidade técnica-econômica e ambiental, para implantação de usina piloto no RS. |
ÁREA VI – EXTENSÃO
OBJETIVO 1 – Ampliar a integração entre a
Universidade e a Sociedade
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
51.
Consolidar o Fórum
Permanente Universidade/ Sociedade. |
1-
Consolidar o Fórum Universidade-Sociedade com a finalidade de acompanhar e
contribuir com o desempenho da FURG, além de debater temas relacionados ao
desenvolvimento local e regional. |
Reitoria/PROACE/SUPEXT |
Conselhos/Comitê de
Extensão |
|
1. Divulgar, interna e externamente, a
proposta de integração Universidade/Sociedade da FURG através dos meios de
comunicação, dos Comitês de Extensão e Científico e dos Conselhos Superiores; 2. Promover ampla discussão com a
comunidade universitária, local e regional sobre o papel do Fórum; 3. Elaborar e aprovar o regimento
interno do Fórum; 4. Realizar a reuniões do Fórum
Permanente Universidade/Sociedade; 5. Assinar termos de cooperação técnica
com organizações públicas, privadas e não-governamentais; 6.
Desenvolver
atividades conjuntas Universidade/Comunidade. |
52. Criar uma incubadora de
base tecnológica. |
2- Incentivar ações que visem a maior
aproximação e a manutenção de relações com instituições públicas, privadas e
organizações não-governamentais, privilegiando a solução de problemas
comunitários. |
PROPESP/PROACE |
Departamentos/CTI/
PROPLAN |
(Captar recursos) |
1. Atualizar a proposta de
criação da incubadora de base tecnológica; 2. Enviar a proposta da
Tecnópole Rio Grande; 3. Buscar recursos
financeiros para criação da proposta; 4. Selecionar empresas
candidatas a ingressar na incubadora. |
53.
Participar do XXV
Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). |
2-
Incentivar ações que visem a maior aproximação e a manutenção de relações com
instituições públicas e privadas e organizações não governamentais,
privilegiando a solução de problemas comunitários. |
PROACE/SUPEXT |
Comitê de Extensão |
|
1. Divulgar o XXV SEURS para a
comunidade universitária e coordenadores de projetos de extensão; 2. Selecionar os trabalhos a serem
apresentados; 3.
Enviar grupo para
apresentação de trabalhos no SEURS. |
54. Criar um programa de
divulgação e popularização científica na FURG TV. |
3- Dar maior divulgação
aos resultados alcançados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, como
forma de oferecer à sociedade os benefícios decorrentes. |
PROPESP/PROACE |
Departamentos/ FURG TV |
|
1. Readequar a proposta de
organização do programa de TV; 2. Buscar recursos para a
divulgação científica junto ao CNPq e ao MCT; 3. Organizar o programa
piloto. |
55. Realizar a VI MPU. |
3- Dar maior divulgação aos resultados
alcançados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, como forma de
oferecer à sociedade os benefícios decorrentes. |
PROPESP/PROACE/
PROGRAD |
PROAD/ Departamentos/
COMCURs |
|
1.
Estruturar
a comissão organizadora; 2.
Elaborar
a programação; 3.
Buscar
recursos financeiros; 4.
Divulgar
o evento; 5.
Realizar
o evento; 6.
Realizar
o 1º Seminário de Ensino da Graduação Junto à MPU; 7.
Elaborar
o relatório do evento. |
56. Ampliar a divulgação
das iniciativas e ações institucionais. |
3- Dar maior divulgação aos resultados
alcançados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, oferecendo à
sociedade os benefícios delas decorrentes. |
Reitoria/ACS/PROACE/
PROPLAN |
Demais
Pró-Reitorias/ Órgãos Suplementares/ COMCURs/ Departamentos/Rádio/ FURG TV |
(Tesouro) |
1. Incluir os
projetos de extensão da FURG no banco de dados SIEX Brasil; 2. Manter
atualizada a página da SUPEXT; 3. Criar a página
da PROACE; 4. Reeditar a
página da FURG; 5. Elaborar o
catálogo 2007 de extensão; 6. Participação
na comissão de eventos; 7. Montar um Kit
para exposições institucionais em Feira e Eventos externos; 8. Participar em
feiras e eventos externos como: Festa do Mar, Fenadoce, entre outros, fazendo
a divulgação Institucional; 9. Enviar
material de divulgação para a imprensa; 10.Divulgar as
ações e projetos da Universidade através da FURG TV, Rádio Universidade,
Jornal da FURG e Revista; 11.Elaborar
folder Institucional; 12.Incentivar e
apoiar as ações desenvolvidas pelo NUME; 13.Divulgar
editais que envolvam as atividades de extensão. |
57. Criar plataforma
on-line para registro dos projetos de extensão. (Vinculado à meta nº 114) PDI 2007/2010-PROGRAMA 8 |
4- Implantar um sistema de informações, integrado ao da Universidade. |
PROACE/SUPEXT |
Comitê de
Extensão/ CPD |
|
1. Adaptar
os formulários de projetos e relatórios da extensão; 2. Elaborar
um manual para facilitar o preenchimento dos novos Modelos; 3. Implantar
o sistema de cadastro dos projetos de extensão e registro da produção. |
58.
Apoiar e criar Projetos de Desenvolvimento Comunitário Integrado. |
5- Fomentar projetos de extensão que visem a atender às
demandas da comunidade. |
PROACE/SUPEXT/ SUPEST/CAIC/ CEP-RUA |
Comitê de Extensão/ Fórum Universidade/ Sociedade |
(Convênio-PROEXT) 55.000,00 |
1. Desenvolver
o Programa de Atenção às Famílias em Situação de Vulnerabilidade Sócio-ambiental
no CAIC; 2. Desenvolver
o Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano no CAIC; 3. Manter
e ampliar as ações de extensão já desenvolvidas pelo CAIC; 4. Apoiar
os já existentes e criar novos projetos de estímulo à geração de trabalho e
renda; 5. Levantar
junto ao Fórum Universidade/Sociedade as principais demandas sociais da
comunidade; 6. Discutir
com os Comitês de Extensão e Estudantil e com o DCE a criação de projeto
específico; 7. Elaborar
projeto utilizando as metodologias de DC. |
OBJETIVO 2 – Ampliar as interações com
instituições educacionais
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
59.
Realizar a IV Semana de Ciência e Tecnologia de Rio
Grande. |
1- Apoiar ações para
qualificação da rede de ensino. 3- Promover iniciativa que
desenvolvam o espírito científico nos estudantes do ensino básico. |
PROPESP/PROACE/ PROGRAD |
Departamentos/ COMCURs/ CEAMECIM/ Projeto Escuna |
|
1. Estruturar
a comissão organizadora; 2. Contatar
as escolas públicas e particulares do município para levantar os temas de
interesse; 3. Organizar
a programação; 4. Buscar
recursos financeiros para realização das atividades; 5. Realizar
as atividades da IV Semana. |
60.
Realizar formação continuada para os professores do CAIC:
a contribuição do papel deste profissional na relação família-escola. |
1- Apoiar ações para
qualificação da rede de ensino. |
PROACE/CAIC |
SUPEXT/CEP-RUA |
|
1. Elaborar o
projeto; 2. Apresentar
a proposta para discussão e aprovação; 3. Realizar
encontros e oficinas. |
61.
Realizar a III Feira de Inovação Tecnológica e Cultural. |
3- Promover iniciativa que
desenvolvam o espírito científico nos estudantes do ensino básico. |
PROACE/PROPESP/ PROGRAD |
Departamentos/ COMCURs |
|
1. Elaborar
projeto; 2. Fazer
contato com as Escolas para divulgação; 3. Buscar
recursos financeiros; 4. Realizar
inscrições de trabalhos a serem apresentados (FURG e Comunidade); 5. Realizar
a Feira durante a MPU. |
62.
Manter e ampliar o Programa de Formação Continuada para os
professores do CAIC. |
1- Apoiar ações para
qualificação da rede de ensino. |
PROACE/CAIC |
DECC/CEP-RUA/ SMEC |
|
1. Efetivar novas
parcerias para diversificar as temáticas da formação continuada; 2. Reformular
o Projeto Repensando a Prática Pedagógica na Educação Infantil e no Ensino
Fundamental; 3. Realizar
o Seminário Repensando a Prática Pedagógica na Educação Infantil e no Ensino
Fundamental. |
63.
Dar continuidade às ações necessárias para manter a
qualidade do Processo Seletivo. |
1- Apoiar ações para
qualificação da rede de ensino. |
COPERVE-Professores Elaboradores |
Professores do Ensino Médio |
|
1. Dar
continuidade nas reuniões realizadas com os professores do Ensino Médio para
a discussão dos conteúdos abrangidos e da forma de elaboração das questões
nas provas do Processo Seletivo; 2. Divulgar
as reuniões de discussão junto às Escolas de Ensino Médio da comunidade; 3. Elaborar
o material para apresentação da reunião; 4. Manter
contatos permanentes com outras universidades; 5. Avaliar
permanentemente o Processo Seletivo. |
OBJETIVO
4 – Promover e estimular as manifestações artístico-culturais e esportivas
64. Consolidar o programa de estímulo à
produção artística da região. |
3-
Fomentar a produção artística local e regional. 4- Promover e apoiar eventos
artísticos e culturais como forma de ampliar o acesso da comunidade à arte e
à cultura. |
PROACE/
NAC |
SUPEXT/SAMC/ FURG
TV |
|
1.
Apoiar a realização
do Maio Cultural; 2.
Realizar reuniões
com entidades públicas e privadas para apresentação da proposta do NAC; 3.
Efetivar as
parcerias com entidades artístico-culturais para promover e divulgar as artes
no município e região; 4.
Apoiar a produção
de CD de compositores locais; 5.
Realizar programa
semanal sobre música na FURG TV; 6.
Realizar evento
musical universitário; 7. Efetivar a
“Quarta-feira Cultural” no Centro de Convivência; 8. Concluir
o Projeto do CINE FURG e apresentá-lo nos bairros da cidade; 9.
Realizar
o ENCORG no teatro municipal; 10.Apoiar e incentivar a realização de
peças teatrais. |
65. Dar maior visibilidade às propostas
desenvolvidas pelo Núcleo Artístico Cultural da FURG (NAC). |
1-
Consolidar o Núcleo Artístico Cultural (NAC). |
PROACE/
NAC |
SUPEXT/SAMC |
(Tesouro) |
1.
Criar folder do
NAC; 2.
Planejar o conjunto
das ações para o ano; 3.
Elaborar calendário
de eventos culturais da FURG; 4.
Fazer a divulgação
interna e externa dos eventos. |
66. Realizar a 6ª Mostra Cultural da
FURG. |
3-
Fomentar a produção artística local e regional. |
PROACE/
NAC |
SUPEXT/
SUPEST FURG TV /SAMC/ Rádio
Universidade/ ACS |
|
1.
Criar comissão
interdepartamental para montagem do projeto; 2.
Elaborar o
programa; 3.
Divulgar o projeto
junto à comunidade universitária; 4.
Realizar as
inscrições; 5.
Emitir os
Certificados de participação; 6.
Incluir os
resultados no banco de dados de talentos do NAC. |
67. Melhorar
as condições de realização das atividades artístico-culturais da FURG. |
2-
Melhorar as condições de infra-estrutura para realização das atividades
permanentes de arte e cultura. |
PROACE/NAC |
SUPEXT/DLA/CTI/ PROPLAN/SAMC |
(Tesouro) |
1.
Realizar
reuniões de planejamento com os grupos: corais, CTG, Teatros, dança, Idéia,
Banda FURG/CTI; 2.
Melhorar
das condições para os ensaios do Coral; 3.
Comprar
um teclado para agilizar os ensaios e apresentações do Coral; 4.
Apoiar
às atividades do CTG; 5. Apoiar
o grupo de dança da FURG - Terpsícore; 6.
Melhorar
as condições físicas do camarim do anfiteatro; 7.
Melhorar
a iluminação do anfiteatro; 8.
Apoiar
a Banda FURG/ CTI; 9. Construir palco com iluminação no
Centro de Convivência. |
68.
Realizar a 35ª Feira do Livro. |
4-
Promover e apoiar eventos artísticos e culturais como forma de ampliar o
acesso da comunidade à arte e à cultura. |
PROACE/SUPEXT/NAC |
EDGRAF/Rádio/ FURG TV/SAMC/ ACS |
(Captar recursos) |
1. Estruturar
a comissão organizadora; 2. Elaborar
o projeto; 3. Captar os
recursos necessários; 4. Divulgar a 35ª Feira do Livro para a comunidade em
geral; 5. Contratar
serviços de apoio. |
OBJETIVO
5 – Ampliar oportunidades de acesso à Universidade
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
69. Aumentar a integração
com a rede de ensino e com a sociedade. |
1- Oferecer aos estudantes do ensino básico, maiores
informações sobre os cursos de educação profissional e de graduação da
Universidade. |
PROAGRAD/COPERVE/ PROACE |
Professores
elaboradores/ Professores do Ensino Médio |
(Captar
recursos) |
1. Dar continuidade aos
seminários realizados com os professores do Ensino Médio para a discussão dos
conteúdos abrangidos e da forma de elaboração das questões nas provas do
Processo Seletivo; 2. Avaliar permanentemente
o Processo Seletivo; 3. Realizar a 12ª Semana
Aberta da FURG; 4. Realizar o II Portal do
Estudante; 5. Apoiar os cursos de
extensão que preparam estudantes do ensino médio, das camadas populares, para
o ingresso nas comunidades. |
70. Ampliar a ação do
projeto de Orientação Profissional. |
2- Apoiar iniciativas destinadas à orientação
da escolha profissional aos estudantes do ensino médio. |
COPERVE/ SARH-SPOSAS/ PROACE |
Estudantes
da comunidade |
|
1. Dar continuidade do
Projeto de Orientação Profissional desenvolvido pela equipe do SPOSAS, com o
apoio da COPERVE. -
|
71.
Incentivar os estudantes do CAIC a
ingressarem no Ensino Integrado do CTI/FURG (médio e profissionalizante). |
1- Oferecer aos
estudantes do ensino básico, maiores informações sobre os cursos de educação
profissional e de graduação da Universidade. |
PROACE/CAIC |
CTI |
|
1. Motivar
os estudantes das turmas de 8ª série para o ingresso no CTI; 2. Intensificar
o acompanhamento dos estudantes na sala de aula; 3. Oferecer
curso intensivo preparatório para o teste de seleção; 4.
Viabilizar a estrutura para a
inscrição dos estudantes no processo classificatório. |
72.
Ampliar
o número de vagas nos cursos de extensão que preparam estudantes do ensino
médio, das camadas populares, para o ingresso na FURG e CTI. |
3- Apoiar a realização de ações de preparação de
estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica para os processos
seletivos da educação profissional e superior da universidade. |
PROACE/PROAGRAD |
SUPEST/SUPEXT |
|
1.
Levantar
os projetos registrados na extensão; 2.
Reunir
os coordenadores para discutir a proposta de integração das ações; 3.
Dar apoio
logístico às ações propostas. |
ÁREA VII – APOIO AO
ESTUDANTE
OBJETIVO 1 – Contribuir para a melhoria
das condições de vida dos estudantes, visando ao seu desenvolvimento acadêmico
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
(R$) |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
73. Aplicar o Programa de Acolhida e
Recepção aos Novos Estudantes dos cursos de graduação da FURG. PDI 2007/2010-PROGRAMA 3. |
1-
Ampliar o programa de acolhimento e recepção aos novos estudantes. |
PROACE/SUPEST/ PROGRAD |
COMCURs/
Departamentos/ Diretórios Acadêmicos/ DCE/Casa do Estudante |
|
1.
Promover reunião
com todas as COMCURs, CAES, DCE e DAs; 2.
Confeccionar a
agenda acadêmica; 3.
Elaborar proposta
de recepção aos estudantes; 4.
Recepcionar os
calouros na semana de matrículas; 5.
Apresentar a
programação da semana de acolhida às COMCURs, DCE e DAs, para discussão e
novas sugestões; 6.
Promover a Semana
de Acolhida 2007; 7.
Avaliar o processo
e iniciar a elaboração do projeto de acolhida 2008; 8.
Realizar visitas
aos cursinhos pré-vestibulares e escolas para tratar do tema. |
74.
Concluir
o prédio da Casa do Estudante. PDI
2007/2010-PROGRAMA 2 |
3- Oferecer condições adequadas de moradia às necessidades
dos estudantes em condições de vulnerabilidade social. |
Reitoria |
PROPLAN/PROACE |
(Próprio) 137.000,00 (Captar recursos) |
1. Obter liberação para
conclusão do prédio junto ao 5º COMAR-DAC; 2. Aprovar projeto junto
ao órgão financiador; 3. Contratar empresa para
conclusão das obras; 4. Adquirir o mobiliário. |
75.
Promover
melhorias na Casa do Estudante Universitário (CEU). PDI 2007/2010-PROGRAMA 2 |
2- Favorecer a permanência dos estudantes na Universidade
por meio da Assistência Estudantil. 3- Oferecer condições adequadas de moradia às necessidades
dos estudantes em condições de vulnerabilidade social. |
PROACE/PROPLAN |
NAE/DAAE/SAMC |
(Tesouro) 8.000,00 (Captar recursos) |
1.
Promover
reuniões mensais com a diretoria da CEU; 2.
Ampliar
o número de microcomputadores disponíveis; 3.
Viabilizar
o acesso a Internet; 4.
Adquirir
mobiliário; 5.
Realizar
oficinas mensais de integração; 6. Efetuar o
acompanhamento aos estudantes pelo Serviço Social. |
76. Promover melhorias no
serviço prestado pelo Restaurante Universitário. PDI 2007/2010-PROGRAMA 2 |
2- Favorecer a permanência dos estudantes na Universidade
por meio da Assistência Estudantil. 5- Ampliar e qualificar os serviços de alimentação e
transporte. |
PROACE/
SUPEST |
DAAE/SAMC/ PROPLAN |
(Captar recursos) |
1.
Realizar
pesquisa de satisfação; 2.
Contratar
local para fornecer alimentação para os alunos do Campus Cidade e Campus
Saúde; 3.
Promover
reunião mensal com o arrendatário do RU; 4. Disponibilizar nutricionista para
acompanhamento de cardápio; 5.
Fiscalizar
a qualidade e atendimento; 6.
Melhorar
o ambiente com pinturas, troca de mobiliário e colocação de telas nas
janelas; 7.
Adquirir
equipamentos para cozinha. |
77. Promover
melhorias no serviço prestado no subprograma de transporte. PDI 2007/2010-PROGRAMA 2 |
5- Ampliar e qualificar os serviços de alimentação e
transporte. |
PROACE/
SUPEST |
DAAE/SAMC |
|
1.
Qualificar
os serviços de transporte interno; 2.
Melhorar
a interlocução com a SMSTT; 3.
Fiscalizar
a qualidade e atendimento. |
78.
Manter
o projeto Balcão Universitário. PDI
2007/2010-PROGRAMA 2 |
2- Favorecer a permanência dos estudantes na universidade
por meio da Assistência Estudantil. 8- Implementar
políticas de atendimento à
saúde integral do estudante. |
PROACE/
SUPEST |
NAE/CEMPRE |
(Captar recursos) |
1.
Contratar
profissionais; 2.
Realizar
plantões de serviço social, da psicologia e serviço de apoio pedagógico; 3.
Promover
visitas domiciliares e entrevistas de acompanhamento; 4.
Fazer o acompanhamento sistemático a estudantes
necessitados; 5.
Manter
plantão noturno para atendimentos aos estudantes na Secretaria da SUPEST; 6.
Fazer
acompanhamento do desempenho acadêmico dos estudantes ligados aos
subprogramas e estágios internos. 7.
Implantar
o Programa Prevencionista e de Tratamento sobre Drogas para o Estudante da
FURG; 8.
Ampliar
o serviço de atendimento psicológico para os estudantes. |
79. Implantar serviço de
assistência odontológica para os estudantes. PDI 2007/2010-PROGRAMA 2 |
8- Implementar políticas de atendimento à
saúde integral do estudante. |
PROACE/
SUPEST/CAIC |
PROAD/PROPLAN/HU/ SMS |
(Tesouro) (Captar recursos) |
1. Alocar recursos para
contratação de empresa que forneça serviços odontológicos; 2. Buscar parcerias para
implantação do serviço. |
OBJETIVO 2 – Promover a integração social
e comunitária dos estudantes
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
80. Aumentar a participação
dos estudantes de pós-graduação na APG. PDI 2007/2010-PROGRAMA 2 |
7- Apoiar a atuação dos diretórios, centros
acadêmicos, etc. |
PROPESP/PROACE |
APG/COMCURs
de Pós-Graduação/ PROPLAN |
|
1. Promover reunião com os
representantes discentes de pós-graduação; 2. Promover reunião com a
diretoria da APG; 3. Definir um local de
funcionamento da APG. |
81.
Estimular e apoiar a realização das Semanas Acadêmicas. PDI 2007/2010-PROGRAMA 2 |
3- Incentivar a realização das
Semanas Acadêmicas dos cursos, privilegiando a sua integração. |
PROACE/PROGRAD |
NAE/DCE/DAs/ COMCURs |
|
1. Disponibilizar a infra-estrutura
necessária para a realização dos eventos; 2. Apoiar a
divulgação junto aos estudantes; 3. Oferecer
suporte logístico para realização das Semanas Acadêmicas. |
82.
Promover a integração da comunidade Universitária através
do projeto Movimenta FURG. PDI 2007/2010-PROGRAMA 2 |
1- Humanizar a vivência
acadêmica, através de iniciativas nas áreas social, artística, cultural e
esportiva. |
PROACE |
SUPEST/SAMC/ ESANTAR/ Centro Esportivo |
|
1. Estabelecer
o roteiro de atividades junto com a equipe do Centro Esportivo; 2. Divulgar
o evento para toda a comunidade universitária; 3. Realizar
o evento. |
83.
Criar
ambientes de convivência no Campus Carreiros. PDI
2007/2010-PROGRAMA 2 |
1- Humanizar a
vivência acadêmica através de iniciativas nas áreas social, artística,
cultural e esportiva. 2- Criar um espaço
de comunicação para os estudantes. 4- Promover iniciativas que propiciem a convivência e o
lazer nos campi. |
Proace/SUPEST/ PROPLAN |
PROPLAN/SAMC |
(Captar recursos) |
1.
Criar
espaços para colocação de bancos e mesas; 2.
Elaborar
projeto para construção de prédio para abrigar o DCE, os DAs, o CTG e
Restaurante Coletivo; 3. Disponibilizar
o mezanino do C.C. para colocação de computadores com Internet para uso da
comunidade acadêmica; 4.
Colocar
TV a cabo no C.C. |
84. Dar continuidade às iniciativas para ampliar a integração e
participação dos estudantes nas atividades universitárias. PDI
2007/2010-PROGRAMA 2 |
5- Incentivar a
participação dos estudantes em projetos comunitários. 6- Incentivar a
participação estudantil nos órgãos colegiados. 7- Apoiar a atuação
dos diretórios, centros acadêmicos do Grêmio Estudantil do Colégio Técnico
Industrial e do CAIC. |
Reitoria/PROGRAD/ PROPESP/PROACE/CTI |
PROPLAN/PROAD/ Departamentos/ COMCURs |
(Tesouro) |
1. Melhorar
a infra-estrutura de apoio aos estudantes; 2. Apoiar as
iniciativas demandadas pelos estudantes; 3. Estimular
a participação e representação dos estudantes nos órgãos colegiados e
eventos universitários; 4. Participar do
conselho de DAs para discutir sobre a representação estudantil; 5. Promover
a realização do 2° Fórum Estudantil; 6. Apoiar a
realização de Semanas Acadêmicas; 7. Apoiar
projetos de cunho social (VerPop, VerSUS); 8. Apoiar as
iniciativas da empresa Ecoservice e dos grupos PET; 9. Apoiar as
iniciativas ligadas ao Projeto Rondon. |
ÁREA VIII – GESTÃO DE
PESSOAS
OBJETIVO
1– Desenvolver iniciativas nas áreas comportamental e motivacional
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
85. Qualificar o atendimento de saúde dos servidores, atuando na
prevenção de doenças a partir do exame médico periódico. (Etapa 2) |
4- Implementar
política de atendimento à saúde integral dos servidores. |
UAS/SARH/PROAD |
PROPLAN/ HU/CEMPRE Unidades Administrativas e Acadêmicas |
(Tesouro) |
1. Articular com o HU a realização dos exames; 2. Contratar serviços de laboratório e profissionais para
realização dos exames necessários não disponíveis no HU; 3. Ampliar o
serviço de tratamento do CENPRE para atender a demanda interna da
Universidade. |
OBJETIVO
3– Implantar o Plano de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira dos Cargos
Técnicos-Administrativos em Educação
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
86.
Implantar
o Plano de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira dos Cargos
Técnico-Administrativos em Educação. PDI 2007/2010-PROGRAMA 4 |
1- Desenvolver a capacitação dos servidores, através do
Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento. 3- Implantar e manter um Subprograma de Qualificação,
baseado em ações de educação formal,
que vise dotar os servidores de conhecimentos, competências e habilidades que
excedam a exigência do cargo. 4- Implementar o Subprograma de Aperfeiçoamento e
Desenvolvimento, baseado em ações de educação não-formal, que vise a
atualizar e ampliar conhecimentos e habilidades e contribuir para o bem estar
físico, psíquico e social dos servidores. 5- Adequar o Programa de Avaliação de Desempenho dos
servidores ao Plano de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira dos Cargos
Técnico-Administrativos em Educação. 6- Implementar o Programa de Dimensionamento das
Necessidades Institucionais de pessoal Técnico-Administrativo em Educação,
com definição de modelo de alocação
de vagas. |
PROAD/SARH |
Reitoria/PROPESP/ PROACE/PROPLAN/ PROGRAD |
(Tesouro) 100.000,00 |
1.
Oferecer
cursos presenciais e/ou à distância, seminários, simpósios, jornadas,
congressos, palestras, oficinas, encontros e outras
atividades afins, em atendimentos às demandas das
unidades administrativas e acadêmicas; 2.
Organizar
os cursos; 3.
Contratar
pessoal externo; 4.
Viabilizar
ações que visem à educação não formal; 5.
Construir
a proposta do Programa de Avaliação de Desempenho; 6.
Definir
o dimensionamento das necessidades de servidores Técnico-Administrativos em
Educação. |
OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacitação e formação pedagógica dos docentes
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
87. Criar programa de apoio aos recém-doutores na FURG. |
4- Estimular a permanente atualização profissional.
|
PROPESP/PROACE |
Departamentos |
|
1. Identificar por área de atuação os docentes recém capacitados e recém
contratados; 2. Estimular os docentes a se inserir ou a formar grupos de pesquisa; 3. Ampliar o PROBIC-FURG, voltado prioritariamente aos recém-doutores; 4. Apoiar projetos de pesquisa e extensão para recém-doutores em
consonância com o CIDEC-SUL. |
88. Implantar o PROFOCAP. PDI
2007/2010-PROGRAMA 5 |
1- Implementar ações
no Centro de Formação e Orientação Pedagógica. 2- Estimular a
permanente atualização profissional. 3- Promover a integração dos docentes recém capacitados ou recém
contratados às diversas atividades fins da Universidade.
|
PROGRAD/SUPAP |
Departamentos |
|
1. Levantar temas de interesse dos docentes; 2. Organizar e realizar seminários; 3. Oferecer cursos de formação. |
OBJETIVO
5 – Desenvolver modelo de dimensionamento das necessidades de pessoal docente
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
89. Realizar o dimensionamento das
atividades docentes. |
1-
Desenvolver modelo para dimensionar o quadro de servidores docentes, visando
atender às demandas do ensino, da pesquisa e da extensão. |
Reitoria |
PROGRAD/PROPESP/ PROPLAN/PROAD |
|
1.
Implementar em
todas as unidades o plano de atividades; 2.
Analisar os planos
recebidos; 3.
Trabalhar
articulado com a Comissão de Vagas Docentes. |
ÁREA IX –
INFRA-ESTRUTURA
OBJETIVO 1 – Qualificar o sistema de
bibliotecas
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
90. Dar seqüência ao
desenvolvimento de modelo destinado à aquisição de livros. PDI 2007/2010-PROGRAMA 6 |
1- Atualizar e ampliar o acervo, tanto em
títulos como em número de exemplares. |
PROGRAD/NID |
SUPLAN/CPD/ COMCURs/ Departamentos |
|
1. Elaborar proposta; 2. Atualizar a Comissão de
Representantes. |
91. Executar
na íntegra a Ação de Governo “Acervo Bibliográfico Destinado às Instituições
de Ensino Superior”. PDI 2007/2010-PROGRAMA 6 |
1- Atualizar e ampliar o acervo, tanto em
títulos como em número de exemplares. |
PROGRAD/NID |
PROPLAN/PROAD |
(Tesouro) 250.000,00 |
1. Definir títulos e
quantitativos a serem adquiridos; 2. Promover os processos
de compra. |
92. Recuperar a
infra-estrutura física da Biblioteca Central. (Etapa 3). PDI 2007/2010-PROGRAMA 10 |
2- Modernizar e ampliar a estrutura física
existente. |
PROGRAD/NID/PROPLAN |
SUPETEC |
PA 2007 (Tesouro) 10.000,00 |
1. Propor um novo layout; 2. Confeccionar novo
balcão de atendimento; 3. Estudar a criação de um
ambiente para realizar atividades de integração pedagógica entre o NID e o
curso de Biblioteconomia. |
93. Qualificar e agilizar o
serviço de atendimento ao público. |
3- Adotar procedimentos para a melhoria
constante do atendimento ao público. |
PROGRAD/NID |
PROPESP/SAMC/ SUPETEC |
(Próprio) 7.000,00 (Tesouro) 3.000,00 |
1. Construir bancadas
p/auto-atendimento; 2. Instalar pontos de
rede; 3. Adquirir
microcomputadores; 4. Capacitar dois
bibliotecários do NID para utilização do Portal CAPES. |
OBJETIVO 2 – Buscar a adequação
permanente da infra-estrutura da Universidade
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
94. Atualizar o Plano de
Desenvolvimento Físico da Universidade. |
1- Manter atualizado o Plano de
Desenvolvimento Físico da Universidade. |
Reitoria/PROPLAN |
PROAD/PROPESP/
PROGRAD/PROACE/ Departamentos/
COMCURs/ Órgãos
suplementares |
(Tesouro) |
1. Iniciar o processo de
atualização do PDF do Campus Carreiros e do Campus da Saúde; 2. Estruturar grupos de
trabalho; 3. Elaborar propostas de
atualização dos respectivos Planos. |
95. Promover melhorias nas
instalações físicas da PROAD. PDI 2007/2010-PROGRAMA 10 |
2- Intensificar esforços para a ampliação,
modernização e manutenção da área física existente. |
PROAD/PROPLAN |
Demais
Unidades Administrativas e Acadêmicas |
(Tesouro) 40.000,00 (Captar recursos) |
1. Desenvolver os projetos
correspondentes; 2. Transferir a SAMP para
a área hoje ocupada pela Divisão da Frota (Tesouro R$ 30.00,00); 3.
Ampliar
e adequar o espaço físico destinado à SARH, no Campus Cidade com ocupação da
área a ser liberada pela SAMP (Captar recursos); 4.
Ampliar
a área física do ambulatório do Campus Carreiros, com a construção de um
banheiro (Tesouro R$ 10.000,00). |
96.
Ampliar
e consolidar o Programa de Coleta e Destinação de Resíduos da Universidade. |
2- Intensificar esforços para a ampliação, modernização e
manutenção da área física existente. |
PROAD/PROACE |
PROPLAN/PROPESP/ Departamentos |
|
1. Constituir um grupo de
trabalho; 2. Desenvolver projeto; 3. Promover a discussão com
todas as unidades envolvidas; 4. Cumprir o Decreto nº
5940 de 25.10.2006; 5. Desenvolver a campanha
de reciclagem de resíduos; 6. Ampliar a capacidade de
coleta. |
97. Realizar melhorias na infra-estrutura
do Campus da Saúde. PDI 2007/2010-PROGRAMA 10 |
2- Intensificar esforços para a ampliação,
modernização e manutenção da área física existente. |
Reitoria/PROPLAN |
Hospital
Universitário/ Departamentos
da Área da Saúde |
(Tesouro) 16.438,37 (Convênio) 697.516,92 (Captar recursos) |
1.
Ampliar
o SPA (Captar recursos); 2.
Melhorar
a infra-estrutura da lavanderia (Captar recursos); 3.
Melhorar
a infra-estrutura do banco de leite (Captar recursos); 4.
Concluir
o anfiteatro da Área Acadêmica (Convênio R$ 177.416,50); 5.
Concluir
as obras do Centro Obstétrico, UTI Pediátrica e UTI Neonatal (Convênio R$ 520.100,42); 6.
Recuperar
o sistema de gás canalizado dos laboratórios da Área Acadêmica (Tesouro R$ 14.438,37); 7.
Atualizar
e ampliar a rede de dados (Tesouro R$ 2.000,00); 8.
Ativar
a nova entrada principal do HU/FURG; 9.
Estudar
a possibilidade de viabilização de espaço físico para implantar um
restaurante universitário. |
98. Promover melhorias nas
instalações físicas e funcionais do CAIC. PDI 2007/2010-PROGRAMA 10 |
2- Intensificar
esforços para a ampliação, modernização e manutenção da área física
existente. 7- Melhorar o
sistema de vigilância e segurança nos campi e unidades isoladas. |
PROPLAN/PROACE/CAIC |
SUPETEC/ SUPLAN/
SAMC |
(Convênio) 100.000,00 (Captar recursos) |
1.
Construir
a guarita para a Vigilância; 2.
Ampliar
a rede de dados; 3. Restaurar os
brises, reforma na cerca, troca de pisos; 4.
Recuperar
a estrutura metálica e pintura do ginásio coberto. 5.
Executar
de iluminação da saída do CAIC em direção ao bairro Castelo Branco; 6. Construir
a passarela que liga o CAIC aos demais pavilhões (Captar recursos); 7. Construir
quadra de cimento para práticas esportivas; 8. Reformar
banheiros masculino e feminino, possibilitando a criação de duas salas, uma
para o CPM e outra para a Rádio; 9. Colocar
janela no Estar do Bebê e na área da saúde para melhorar a luminosidade
natural; 10.Colocar
bebedouro na área da saúde. |
99. Recuperar, adaptar e
ampliar a infra-estrutura física do Campus Carreiros. PDI 2007/2010-PROGRAMAS 10 E 12. |
2- Intensificar esforços para a ampliação, modernização e
manutenção da área física existente. |
PROPLAN |
SUPLAN /SUPETEC |
(Tesouro) 642.306,81 (Próprio) 40.000,00 (Convênio) 1.160.551,10 (Captar recursos) |
1.
Concluir
o prédio da COPERVE, com a execução da 3ª etapa da obra (Próprio R$
40.000,00); 2.
Promover
a readequação física e funcional do Lab. de Estatística do Dep. de
Matemática; 3.
Criar
novo laboratório de informática vinculado ao DBH, com capacidade para 25
microcomputadores (curso de Biblioteconomia); 4.
Criar
novo laboratório de informática vinculado ao DMAT, com capacidade para 25
microcomputadores (curso de Engª de Computação); 5.
Ampliar
o Pavilhão 4, com a construção de 5 salas de aula (Tesouro R$ 356.487,30); 6.
Cobrir
quadra de esportes no Centro Esportivo, com estrutura pré-moldada (Convênio
R$ 250.000,00); 7.
Adequar
instalações no CAIC II para o início de funcionamento do curso de Psicologia
(Tesouro R$ 58.750,26); 8.
Projetar
e construir a 1ª etapa de prédio destinado ao funcionamento do curso de
Psicologia (Convênio R$ 404.551,19); 9.
Adequar
instalações no CAIC II para a implantação da EAD na FURG (Tesouro R$ 50.000,00); 10.Projetar e iniciar a construção da
2ª etapa do prédio para o curso de
Educação Física (Captar Recursos); 11.Implantar o Centro de Estudos dos
Oceanos, vinculado ao CENTECO (Convênio R$ 500.000,00); 12.Projetar e construir o Laboratório
de Extração de Biodisel (Tesouro R$ 95.069,25); 13.Projetar e construir rampas de
acesso e adequação dos sanitários do Pavilhão 6, para portadores de
necessidades especiais (Convênio R$ 6.000,00; 14.Dar seqüência ao projeto de
recuperação da rede elétrica de alta tensão (Tesouro R$ 42.000,00); 15.Atualizar e ampliar a rede de dados,
incluindo Biotério e Horto. (Tesouro R$ 40.000,00). |
100. Recuperar, adaptar e
ampliar prédios e instalações em geral. PDI 2007/2010-PROGRAMA 10 |
2- Intensificar esforços para a ampliação, modernização e
manutenção da área física existente. |
PROPLAN |
SUPLAN /SUPETEC |
(Tesouro) 81.348,00 |
1.
Promover
melhorias na infra-estrutura da EDGRAF (Tesouro R$ 25.000,00); 2.
Ampliar
a área física da EMA para mudança da Secretaria (Tesouro R$ 20.000,00); 3.
Ampliar
e recuperar a área física do Saco do Justino (Tesouro R$ 9.468,00); 4.
Recuperar
os trapiches do MOFURG (Tesouro R$ 11.880,00); 5.
Executar
as obras civis destinadas à instalação dos aerogeradores e containers do
“Centro de Demonstração sobre o Uso de Energias Regenerativas no Brasil”
(Convênio FURG/ Instituto IDES – Estado da Saxônia). (Tesouro R$ 15.000,00). |
101.
Promover a recuperação da infra-estrutura física do Campus
Cidade. PDI 2007/2010-PROGRAMA 10 |
2- Intensificar esforços para a ampliação, modernização e
manutenção da área física existente. |
Reitoria |
Pró-Reitorias/ Departamentos envolvidos/ COMCURs |
(Tesouro) 46.000,00 (Captar recursos) 338.000,00 |
1.
Recuperar
as instalações sanitárias do anfiteatro do campus Cidade (Tesouro R$ 5.000,00); 2. Executar a
reforma do prédio da Biblioteca Setorial do Campus Cidade (Captar Recursos); 3. Executar a 2ª etapa da reforma da
iluminação externa (Tesouro R$ 24.000,00); 4. Atualizar e ampliar a rede de dados
(Tesouro R$ 15.000,00); 5. Promover melhorias no
estacionamento de carros e motos (Tesouro R$ 2.000,00). |
102. Desenvolver iniciativas para concluir a transferência dos
departamentos de Materiais e Construção, de Química, de Ciências Fisiológicas
e da PROAD para o Campus Carreiros. PDI 2007/2010-PROGRAMA 10 |
4- Dar continuidade
ao processo de implantação do Campus Carreiros, concluindo a transferência
das unidades acadêmicas e administrativas que ainda permanecem em
funcionamento no Campus Cidade. |
Reitoria |
PROPLAN/ Departamentos envolvidos |
(Convênio) 500.000,00 (Captar recursos) |
1. Executar as obras de construção do CENTECO; 2. Elaborar os demais projetos; 3. Captar recursos para realização das obras. |
103.
Construir as salas-ambiente (projeto
piloto 1 sala), visando a implantação de uma nova proposta pedagógica para o
CAIC. |
5- Melhorar as
condições ambientais e ergonômicas das salas de aula. |
PROACE/CAIC PROPLAN |
SAMP |
(Captar recursos) |
1. Elaborar
projeto para captar os recursos; 2. Adquirir
equipamentos necessários; 3. Adquirir
materiais didático-pedagógicos. |
104. Construir o ginásio de esportes do Centro Esportivo do Campus Carreiros. PDI 2007/2010-PROGRAMA 10 |
2- Intensificar esforços para a ampliação, modernização
e manutenção da área física existente. |
Reitoria/PROPLAN |
PROPLAN |
(Captar recursos) 2.400.000,00 |
1. Elaborar o projeto; 2. Solicitar a liberação dos recursos; 3. Contratar a obra. |
105.
Promover estudos para a criação/ampliação de novos espaços
para o ensino e a pesquisa no Campus Carreiros. PDI 2007/2010-PROGRAMA 10 |
2- Intensificar esforços para a ampliação, modernização e
manutenção da área física existente. |
Reitoria |
Pró-Reitorias/ Departamentos envolvidos/ COMCURs |
(Captar recursos) |
1.
Estudar a criação de espaços para ensino de graduação e pós-graduação junto à
área de pesquisa do Departamento de Oceanografia; 2. Estudar
a criação do Laboratório Integrado de Estudos Planctônicos - LIEP, vinculado
ao departamento de Oceanografia; 3. Estudar
a criação do Centro de Coleções Científicas Marinhas da FURG, vinculado ao
Departamento de Oceanografia; 4.
Estudar a ampliação do espaço físico utilizado
pelo Departamento de
Geociências, para o ensino de graduação e pós-graduação; 5.
Analisar
a viabilidade de expansão do Laboratório de Oceanografia Geológica do
Departamento de Geociências, criando novo espaço para o CPD; 6.
Promover
estudos para ampliação da área utilizada pela Comcur de Pós-graduação em
Oceanografia Física, Química e Geológica; 7.
Promover
estudos para a elaboração de projeto de ampliação do Departamento de Ciências
Morfo-Biológicas. |
106. Recuperar a infra-estrutura física dos espaços atualmente
ocupados pelo CTI. PDI 2007/2010-PROGRAMA 9 |
2- Intensificar esforços para a ampliação,
modernização e manutenção da área física existente. |
PROGRAD/CTI |
PROPLAN |
(Tesouro/Próprio) 112.000,00 (Captar recursos) |
1. Elaborar
os projetos e executar a 1ª etapa de recuperação do pavilhão 4 (Captar
Recursos); 2. Executar
as obras de conclusão do pavilhão 3 (Tesouro e Próprio R$ 112.000,00); 3. Recuperar
a infra-estrutura física de parte do pavilhão 9 com a correspondente
adequação do espaço físico (Captar recursos). |
107. Dar continuidade ao
Programa de Recuperação e Modernização da Infra-estrutura dos Departamentos. PDI 2007/2010-PROGRAMA 9 |
2- Intensificar esforços para a ampliação,
modernização e manutenção da área física existente. 3- Qualificar a infra-estrutura dos
laboratórios. 6- Melhorar a infra-estrutura das unidades que
dão suporte à gestão institucional. |
PROPLAN/Departamentos |
SUPETEC/
SAMC |
PA 2007 (Tesouro) 200.000,00 |
1. Nomear comissão gestora
do programa (etapa 2007); 2. Definir prioridades de
atendimento; 3. Elaborar os projetos
correspondentes; 4. Executar os serviços; 5. Adquirir os
equipamentos definidos como prioritários. |
108.
Fortalecer
a relação com a Petrobrás e outras instituições através das redes temáticas. PDI
2007/2010-PROGRAMA 10 |
2- Intensificar esforços para a ampliação, modernização e
manutenção da área física existente. 3- Qualificar a infra-estrutura dos laboratórios. |
Reitoria/PROPESP |
Universidades/ Intituições
de Pesquisa/ Departamentos da FURG/Museu Oceanográfico |
(Captar recursos) 2.495.324,70 |
1.
Implementar
os projetos vinculados as seguintes redes: - Tecnologia
para mitigação de mudanças climáticas; - Monitoramento
ambiental marinho; - Tecnologia de
construção naval; - Modelagem e
observação oceanográfica. |
109. Dar seqüência ao
Programa de Segurança Pessoal e Patrimonial na Instituição. PDI 2007/2010-PROGRAMA 11 |
7- Melhorar o sistema de vigilância e
segurança nos campi e unidades isoladas. |
Reitoria/PROAD |
SAMC/SUPETEC |
(Tesouro) 87.000,00 (Convênio) 197.000,00 (Captar recursos) |
2.
Concluir
a 1ª etapa do projeto de Segurança Pessoal e Patrimonial no Campus Carreiros
(Tesouro R$ 197.000,00); 3.
Elaborar
projeto de vigilância eletrônica para a Universidade; 4.
Promover
melhorias no sistema viário do Campus Carreiros, com a construção de calçadas
para pedestres. (Captar recursos) 5.
Construir
quatro paradas de ônibus (R$
60.000,00); 6.
Dar
continuidade ao projeto de melhoria do sistema de iluminação externa no
Campus Carreiros (Tesouro R$ 27.000,00). |
110. Renovar a frota de
veículos da Universidade. |
6- Melhorar a infra-estrutura das unidades que
dão suporte à gestão institucional. |
PROAD/
SAMC |
PROPLAN |
(Captar recursos) 290.000,00 |
1. Adquirir um micro-ônibus
para atender a ampliação da demanda e permitir a adequada manutenção dos
atuais veículos da FURG; 2. Adquirir dois veículos
utilitários leves. |
111. Qualificar o parque de
equipamentos de informática do Gabinete do Reitor e Pró-Reitorias. PDI 2007/2010-PROGRAMA 7 |
6- Melhorar a infra-estrutura das unidades que
dão suporte à gestão institucional. |
PROPLAN/
PROAD |
SUPLAN/SAMP |
PA 2007 (Tesouro) 26.000,00 |
1. Adquirir 20
microcomputadores. |
112. Promover a recuperação
de veículos leves e máquinas pesadas da frota de veículos da Universidade. |
6- Melhorar a infra-estrutura das unidades que
dão suporte à gestão institucional. |
SAMC |
SUPLAN |
(Tesouro) 50.000,00 |
1. Adquirir peças de
reposição; 2. Recuperar veículos
leves; 3. Recuperar dois veículos
de tração; 4. Realizar os serviços
necessários. |
113. Dar continuidade à
estruturação do CENTECO, viabilizando a construção de novas dependências para
“Estudos do Oceanos, Mudanças Climáticas e Impactos sobre Ecossistemas
Costeiros do Brasil) |
2- Intensificar esforços para a ampliação, modernização e
manutenção da área física existente. 3- Qualificar a infra-estrutura dos laboratórios. 6- Melhorar a infra-estrutura das unidades que
dão suporte à gestão institucional. |
Reitoria/PROPLAN |
Departamentos
da área tecnológica e ciências exatas |
(Captar recursos) 502.166,71 |
1. Desenvolver o projeto de construção; 2. Captar recursos; 3. Executar a obra. |
OBJETIVO 3 – Melhorar os sistemas de
comunicação e informação da Universidade
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
ENVOLVIDOS |
Recursos R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
114. Definir o modelo de dados por área administrativa, ensino,
pesquisa, extensão e hospitalar e desenvolver os novos sistemas. PDI 2007/2010-PROGRAMA 8 |
2- Estruturar,
implantar e manter atualizado um sistema institucional de informações
acadêmico-administrativas. |
CPD/ Comitê de
Informática |
Comitê de
Informática |
|
1. Efetuar levantamento da situação atual; 2. Definir uma proposta de modelo; 3. Promover reuniões com os grupos de servidores envolvidos; 4. Definir um modelo; 5. Definir o sistema; 6. Projetar o sistema com a definição dos processos e formas de
aplicação; 7. Implantar o sistema; 8. Capacitar os usuários. |
115. Reestruturar e melhorar a infra-estrutura dos serviços prestados
pelo CPD. (Etapa Final). PDI 2007/2010-PROGRAMA 8 |
2- Estruturar,
implantar e manter atualizado um sistema institucional de informações
gerenciais. 5- Estimular e
implementar de maneira disseminada o uso de software livre. |
CPD/Comitê de Informática |
Pró-Reitorias |
PA 2007 (Tesouro) 30.000,00 |
1. Retirar o serviço do computador central, IBM; 2. Instalar o servidor e o software de gerenciamento de e-mail,
software livre; 3. Transferir os e-mail para o novo servidor e adequar os programas
nos computadores dos usuários; 4. Capacitar os usuários; 5. Adquirir
dois servidores para disponibilizar as informações gerenciais; 6. Adquirir microcomputadores. |
116. Aumentar a capacidade
de produção e a venda de livros e periódicos nas livrarias da FURG. (Etapa
Final). |
4- Ampliar a infra-estrutura operacional da
Editora e Gráfica. |
PROACE/EDGRAF |
PROPLAN/PROPESP/ PROAD/PROGRAD/ Conselho Editorial |
(Próprio) Proposta FGDAU 32.000,00 |
1. Adquirir novos equipamentos
gráficos e de informática para a EDGRAF; 2.
Confeccionar mobiliário; 3.
Realizar
promoções de livros; 4.
Manter
a livraria itinerante no Campus Carreiros; 5.
Reformular
a página eletrônica da EDGRAF; 6.
Promover
o lançamento de livros e periódicos editados pela EDGRAF; 7.
Promover a divulgação de livros nos meios de
comunicação da Instituição. |
117. Desenvolver
projeto visando à implantação do Relatório de Atividades Docentes (RAD), com
recursos de computação atualizados, abrangendo o ensino superior e médio. (vinculado à meta nº 114). PDI 2007/2010-PROGRAMA 8 |
2- Estruturar, implantar e manter atualizado
um sistema institucional de informações acadêmico-administrativo. 5- Estimular e implementar de maneira
disseminada o uso de software livre. |
Reitoria/Pró-Reitorias |
CPD/ Comitê
de Informática/ CTI |
|
1. Promover discussão
sobre o sistema a ser desenvolvido; 2. Desenvolver o sistema,
etapa inicial. |
ÁREA X – GESTÃO
INSTITUCIONAL
OBJETIVO 1 – Manter a dinâmica de
desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico da Instituição (PPP)
META
|
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
118.
Dar continuidade à avaliação do PPP. |
1- Promover a avaliação
permanente do PPP. 2- Incluir elementos do ensino,
da pesquisa e da extensão ainda não contemplados no PPP. 3- Desenvolver ações que
incentivem a participação da comunidade universitária no processo de
implementação do PPP. |
PROGRAD/PROPESP/ PROACE/PROPLAN |
Departamentos/ COMCURs |
|
1. Promover
a discussão no âmbito dos departamentos e das pró-reitorias; 2. Analisar
as sugestões recebidas; 3. Concluir
os trabalhos. |
OBJETIVO 2 – Modernizar a estrutura
funcional da Universidade
META
|
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
119. Dar continuidade à discussão sobre o Estatuto e Regimento Geral
da Universidade. |
1- Concluir a
reforma do o Estatuto da Universidade. 2- Concluir a
reforma do Regimento Geral da Universidade. 3- Adequar a
estrutura gerencial às diretrizes dos novos Estatuto e Regimento Geral. |
Reitoria |
CONSUN/APROFURG/ APTFURG/ ASSIPFURG/ DCE/Secretaria dos Conselhos |
|
1. Promover a discussão dos temas; 2. Realizar Assembléias Universitárias; 3. Realizar o plebiscito; 4. Encaminhar os resultados ao Conselho Universitário. |
OBJETIVO 3 – Aprimorar as práticas de
Gestão voltadas ao planejamento e desenvolvimento institucionais
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
R$ |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
120. Reestruturar a PROPESP. |
2- Desenvolver práticas de gestão que
priorizem ações comprometidas com os objetivos definidos no planejamento
institucional. |
PROPESP |
PROPLAN/PROAD/
COMCUR`s de Pós-Graduação Lato Sensu |
|
1. Criar secretaria geral
da pós-graduação Lato Sensu; 2. Reformulação do
funcionamento dos comitês assessores da PROPESP; 3. Criar subunidades das
superintendências. |
121. Elaborar o Plano de
Desenvolvimento do Hospital Universitário. |
4- Elaborar e executar
o Plano de Desenvolvimento do Hospital Universitário, vinculado ao Plano de
Desenvolvimento Institucional. |
Reitoria/Direção do HU |
Reitoria/Hospital Universitário/ PROPLAN |
|
1. Criar o Comitê de
Planejamento; 2. Definir metodologia de
trabalho; 3. Elaborar proposta; 4. Submeter o PDHU à
aprovação do Conselho Diretor do HU e do Conselho Universitário. |
122. Dar continuidade à
aplicação do Programa de Avaliação Institucional. PDI 2007/2010-PROGRAMA 13 |
5- Ampliar e aprimorar
o processo de avaliação institucional. |
Reitoria/CPA/ PROPLAN |
Pró-Reitorias |
|
1. Realizar Pesquisa de
Satisfação com usuários do NID; 2. Apresentar
a comunidade acadêmica os resultados da Avaliação dos Docentes pelos
Discentes - 2006; 3. Publicar o relatório da
Auto-Avaliação Institucional; 4. Realizar Avaliação dos
Docentes pelos Discentes - 2007; 5. Dar continuidade ao
processo de Auto-Avaliação Institucional; 6. Promover a eleição da
nova CPA; 7. Acompanhar os processos
de avaliação externa dos cursos de graduação; 8. Receber os avaliadores
do MEC para avaliação externa institucional; 9. Realizar
Meta-Avaliação. |
123. Desenvolver uma nova
rotina de procedimentos administrativos e acadêmicos. (vinculado a meta nº 114) PDI 2007/2010-PROGRAMA 8 |
6- Estabelecer um plano de qualificação dos
processos administrativos e da gestão acadêmica. |
Reitoria |
Pró-Reitorias/CPD/
Comitê de Informática |
|
1. Nomear um grupo de
trabalho; 2. Promover estudo das
melhorias necessárias nas rotinas administrativas e acadêmicas; 3. Desenvolver sistemas
informatizados que atendam as áreas de graduação, pós-graduação,
administrativas e do planejamento; 4. Capacitar
pessoal para uso das novas ferramentas de trabalho. |
124.
Criar
o Fórum de Administração da FURG. |
6- Estabelecer um plano de qualificação dos processos
administrativos e da gestão acadêmica. |
Reitoria |
Pró-Reitorias/Órgãos
Suplementares/ Departamentos/ COMCURs |
|
1.
Promover
reuniões semestrais de trabalho com Pró-Reitores, Superintendentes, Diretores
de Órgãos Suplementares, Chefes de
Departamentos, Coordenadores de Cursos e demais ocupantes de cargos
com CD e FG. |
OBJETIVO 5 – Qualificar a imagem
institucional
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
(R$) |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
125. Elaborar um programa de
marketing. |
1- Criar um programa de marketing
institucional. |
Reitoria |
Pró-Reitorias |
(Tesouro) |
1. Desenvolver um projeto
de marketing da Instituição; 2. Adequar espaço físico
junto à Reitoria; 3. Definir estratégias de
produtos e serviços; 4.
Registrar
a marca (símbolo e sigla) da Universidade. |
126. Modernizar a estrutura
de funcionamento da Rádio e TV. |
2- Ampliar a atuação dos órgãos de comunicação
da Universidade. |
PROACE |
FURG
TV/ Rádio Universidade/PROPLAN/ Reitoria/TVE-RS/STV |
(Tesouro) 10.000,00 (Captar recursos) |
1.
Recuperar
o sistema de transmissão da rádio; 2.
Passar
a transmitir a programação da rádio via internet; 3.
Implantar
um sinal da FURG TV, via Internet; 4.
Ampliar
o período de exibição da grade de programação para 14 horas diárias de 2ª a
6ª e 10 horas nos sábados e domingos; 5.
Reformular
a grade de programação da RU; 6.
Modernizar
do processo de transmissão, através da digitalização da mesa de exibição; 7.
Modernizar
os equipamentos de informática da TV e Rádio. |
127. Fortalecer a política
de comunicação social na Instituição. |
2- Ampliar a atuação dos órgãos de comunicação
da Universidade. |
Reitoria |
PROACE |
|
1. Emitir, via WEB, o
jornal eletrônico “clipping diário”; 2. Atualizar a página
eletrônica da FURG; 3. Acompanhar e divulgar
os eventos em que a FURG se faz representar. |
OBJETIVO 6 – Desenvolver projetos de
grande vulto orientados para o desenvolvimento institucional e regional
META |
ESTRATÉGIA |
RESPONSÁVEL |
OUTROS ENVOLVIDOS |
(R$) |
AÇÕES NECESSÁRIAS |
128. Construir o prédio do
CIDEC-SUL. PDI 2007/2010-PROGRAMA 10 |
1- Consolidar o CIDEC-SUL – Centro Integrado
de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico. |
Reitoria |
PROPLAN |
(Convênio) 3.500.000,00 (Captar recursos) |
1. Detalhar os projetos; 2. Contratar empresa para
executar as obras; 3. Concluir as obras. |
129. Elaborar projetos para
atuação do CIDEC-Sul. |
1- Consolidar o CIDEC-SUL – Centro Integrado
de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico. |
Reitoria
e Pró-Reitorias |
Comitê
Científico e Departamentos |
|
1. Criar e implantar a
estrutura organizacional do CIDEC-Sul; 2. Buscar recursos
financeiros para ampliação do prédio do CIDEC-Sul e aquisição de equipamentos
necessários para as suas ações; 3. Definir temas
prioritários para atuação do CIDEC-Sul; 4. Elaborar projetos
multidisciplinares para atuação do CIDEC-Sul. |
130. Elaborar o projeto do
Oceanário Brasil. (Etapa 2) |
5- Projetar e construir o Oceanário Brasil –
um Complexo Educacional, Científico Tecnológico e de Desenvolvimento
Turístico do Sul do Brasil. |
Reitoria |
Pró-Reitorias |
(Convênio) 1.000.000,00 (Captar recursos) |
1. Implementar parcerias
estratégicas com os poderes públicos em nível municipal, estadual e federal; 2. Desenvolver o projeto
geral de concepção e construções; 3. Obter financiamento. |
131. Consolidar o Pólo Sul
da Amazônia Azul. (Etapa 2) |
2- Implementar ações para consolidar e
fortalecer o Pólo Sul da Amazônia Azul. |
Reitoria |
Pró-Reitorias/
Departamentos/ Parceiros
externos |
(Captar recursos) |
1. Ampliar o leque de
parcerias; 2. Estabelecer protocolos
de parcerias; 3. Confeccionar série de
painéis para exposição nas escolas; 4. Preparar calendário de
atividades do Ano Polar Internacional; 5. Realizar eventos
científicos; 6. Preparar projetos para
captação de recursos. |
132. Concluir o Centro de
Convívio dos Meninos do Mar (CCMMAR). PDI 2007/2010-PROGRAMA 10 |
4- Consolidar o CC Mar
- Centro de Convívio dos Meninos do Mar |
Reitoria/MOFURG |
Pró-Reitorias |
(Convênio) 850.000,00 |
1. Concluir as obras do
prédio dos Meninos do Mar, já contratadas com previsão de término em maio de
2007; 2. Montar a estrutura de
funcionamento com parcerias estratégicas; 3. Selecionar o pessoal
para trabalhar junto ao Centro. |
133. Readequar o Plano de
Expansão da FURG. |
6- Consolidar o processo de expansão da FURG
no cordão litorâneo sul-rio-grandense. |
Reitoria |
Pró-Reitorias/
Departamentos/ COMCURs |
(Captar Recursos) |
1. Definir a participação
no Programa de Apoio a
Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. 2. Discutir com as
unidades o PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação; 3. Elaborar novo Plano de
Expansão de FURG; 4. Elaborar o projeto do
Pólo Tecnológico de Santo Antonio da Patrulha com encaminhamento à Secretaria
Estadual de Ciência e Tecnologia. |
XI - PROGRAMAS
INSTITUCIONAIS
DENOMINAÇÃO |
METAS INCLUÍDAS |
1 – Programa de Apoio à Publicação de Periódicos |
43 |
2 – Programa de Apoio Estudantil |
12, 13, 14,
74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84 |
3 – Programa de Acolhimento
e Recepção aos Novos Estudantes |
73 |
4 – Programa de Gestão do Plano de Desenvolvimento
dos Integrantes da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação
(PCCTAE) |
86 |
5 – Programa de Formação
Continuada na área Pedagógica (PROFOCAP) |
10, 38, 88 |
6 – Programa de Atualização
e Ampliação do Acervo Bibliográfico |
90, 91 |
7 – Programa de Atualização Tecnológica em Informática |
8, 111 |
8 – Programa de Modernização e
Informatização de Processos nas Áreas de Gestão Acadêmica e Administrativa |
6, 23, 42, 57,
114, 115, 117, 123 |
9 – Programa de Recuperação e
Modernização da Infra-Estrutura Acadêmica e Administrativa |
7,9, 106, 107 |
10 – Programa de Adequação
e Ampliação dos Espaços Físicos |
24, 34, 49,
92, 95, 97, 98, 99, 100, 101, 102, 104, 105, 108, 132 |
11 – Programa de Segurança Pessoal e Patrimonial |
109 |
12 – Programa
de Acessibilidade para Pessoas com Necessidades Especiais |
99 |
13 – Programa de Avaliação Institucional |
122 |
14 – Programa de
Compartilhamento de Equipamentos Multiusuários |
44 |