SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2009
1 – ABERTURA
A
Universidade Federal do Rio Grande-FURG, de acordo com a legislação vigente,
torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo 2009.
2 – VAGAS
São oferecidas 2056
vagas nos cursos de graduação, conforme
descrito no anexo I, acessíveis a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio até a data da solicitação de matrícula, conforme Manual do Candidato disponível na página de
informações da FURG/COPERVE, www.coperve.furg.br.
Observação: Os candidatos interessados poderão obter cópia
impressa do manual junto à COPERVE.
3 – INSCRIÇÃO
Para o Processo Seletivo 2009, as inscrições deverão ser
efetuadas via Internet na página de informações da FURG/COPERVE, www.coperve.furg.br das 10h do dia 08/9 até às 12h do dia
03/10/2008, devendo o pagamento da respectiva taxa,
no valor de R$ 82,40 (oitenta e dois reais e quarenta centavos), ser efetuado junto à rede bancária até 03/10/2008. Na mesma página na Internet o candidato encontrará
informações específicas sobre como realizar a sua inscrição.
Como comprovante do pagamento, o candidato deverá
guardar o respectivo documento bancário.
3.1 – Documentação
Como documento de identificação do candidato,
será aceita a cédula de identidade expedida pelas Secretarias Estaduais de
Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou por Ordens ou
Conselhos de Classe legalmente reconhecidos. Outros documentos de identidade
poderão ser aceitos, a critério da COPERVE. O número do documento deverá
constar na ficha de inscrição.
Observação: O candidato estrangeiro deverá comprovar sua
situação legal no país, de acordo com a Lei n° 6.815/80.
O documento de identidade apresentado pelo
candidato no momento da realização das provas deverá ser obrigatoriamente o
mesmo que constar da ficha de inscrição.
Atenção: Não será aceito o documento de identidade que não permita a
conferência da assinatura ou a identificação fotográfica do candidato.
3.2 – Opções na Inscrição
3.2.1 No momento da inscrição, o candidato optará pela
realização de uma das seguintes provas de Língua Estrangeira: Espanhol, Francês
ou Inglês.
3.3 – Restrições na Inscrição
3.3.1 – Ao
candidato é permitida apenas uma inscrição para o Processo Seletivo da FURG.
3.3.2 – Não
é permitido alterar a opção de curso em relação àquela originalmente indicada
na ficha de inscrição do candidato.
3.4 – Homologação da Inscrição
3.4.1 – A inscrição do candidato será
homologada desde que o formulário eletrônico de inscrição esteja com os campos
total e corretamente preenchidos.
3.4.2 – A inscrição será homologada
somente após o pagamento da respectiva taxa na rede bancária.
Observação: O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será
devolvido ao candidato em nenhuma hipótese.
3.5 – Lista de Inscritos
A COPERVE divulgará, em mural no Campus Carreiros e via
Internet, a lista de inscritos, contendo nome e número de inscrição do
candidato e local de realização das provas, a partir do dia 10/11/2008.
4 – ISENÇÃO DE TAXA
A isenção parcial ou total da taxa de inscrição será
concedida exclusivamente para os candidatos com comprovada carência
socioeconômica, identificada a partir do preenchimento do formulário
socioeconômico, análise da documentação e visita domiciliar, se necessário.
Poderá solicitar isenção de taxa o candidato que
preencher os seguintes requisitos:
1.
ter concluído ou estar
cursando a 3ª série do ensino médio;
2. pertencer a família cuja renda mensal per capita seja inferior a um e meio salário mínimo nacional.
O candidato
encontrará todas as informações necessárias ao correto encaminhamento de sua
solicitação na página de informações da FURG/COPERVE, em www.coperve.furg.br.
A COPERVE manterá
terminais para acesso à internet durante o período de solicitação de isenção de
taxa em sua sede, no Campus Carreiros, em horário normal de expediente.
5 –
PROCESSO SELETIVO
5.1 – Provas
O Processo Seletivo se constituirá de provas que visam à
avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo
comum do Ensino Médio, que, para os fins deste Concurso, são as seguintes:
Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa,
Literatura Brasileira, Matemática e Química.
Cada
conjunto de questões de uma matéria constituirá uma prova com 15 questões
objetivas de escolha simples ou múltipla.
A
avaliação dos conhecimentos de Língua Portuguesa será realizada através de: uma
prova de redação, duas questões analítico-expositivas e uma prova com 15
questões objetivas.
5.2 – Calendário
As
provas do Processo Seletivo 2009 serão aplicadas em dias sucessivos, a partir
do dia 09 de dezembro de 2008, com início às
8h 00 min e duração de 4 horas e 30 minutos, de acordo com o seguinte calendário:
09/12/2008 - Literatura Brasileira, Física, Biologia e História.
10/12/2008 - Língua Portuguesa (prova de redação, prova
objetiva e questões analítico-expositivas).
11/12/2008
- Língua Estrangeira, Matemática Química e Geografia.
Recomenda-se
aos candidatos estarem nos locais de realização das provas às 7h30min.
O
ingresso do candidato na sala de prova só será permitido mediante a
apresentação do original do documento de identidade referido na ficha de
inscrição.
Será impedido de realizar as provas do dia o candidato
que comparecer após as 8h 00 min.
5.3 – Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos do Processo Seletivo
encontram-se no Manual do Candidato, disponível na página de informações da
FURG/COPERVE, em www.coperve.furg.br.
6 – SELEÇÃO DOS CANDIDATOS
Estará apto a concorrer à seleção o candidato
que se enquadrar em ambas as situações a seguir:
a) número de acertos diferente de zero em todas
as nove provas de questões objetivas;
b) número de acertos igual
ou superior a 34 questões do total de questões objetivas das nove provas.
Os
candidatos serão posicionados em ordem decrescente do total de acertos obtidos
nas questões objetivas, sendo selecionados aqueles que estiverem localizados em
posições que correspondam até o quíntuplo do número de vagas do curso (ponto de
corte), incluídos os candidatos empatados na última colocação.
Somente os candidatos selecionados terão sua redação e
questões analítico-expositivas corrigidas.
Após a
correção das questões analítico-expositivas e das redações, serão eliminados os
candidatos que não alcançarem um total de acertos igual ou superior a 30% da
totalidade da prova de redação e de questões analítico-expositivas, bem como
aqueles que obtiverem nota igual a zero na prova de redação.
7 – CLASSIFICAÇÃO
7.1 – Cálculo do Argumento Final
Os candidatos selecionados serão classificados para as
vagas dos cursos a que estiverem concorrendo segundo a ordem decrescente do
argumento final. Esse argumento corresponde à média harmônica ponderada dos
escores padronizados obtidos nas nove provas, utilizando-se os pesos
especificados por curso. Os critérios para obtenção dos escores padronizados,
assim como para média harmônica e os pesos especificados por curso, constam na
página de informações da FURG/COPERVE na Internet, www.coperve.furg.br.
7.2 – Critérios
de Desempate
7.2.1 – Em
caso de empate nos argumentos finais de classificação, terá preferência o
candidato que houver obtido o maior escore padronizado na prova de Língua
Portuguesa.
7.2.2 – Persistindo
o empate, terá preferência o candidato que houver obtido o maior escore bruto
na prova de redação e de questões analítico-expositivas.
7.2.3 – Persistindo
o empate, terá preferência o candidato que houver obtido o maior escore bruto
na prova de redação.
7.2.4
– Se
persistir o empate, a ordem de classificação será obtida mediante sorteio
público.
8 – Divulgação
da lista de Classificados
A COPERVE divulgará a lista dos classificados
pela imprensa e no Campus Carreiros, até 09/1/2009.
9 – Matrículas
A matrícula dos classificados será
feita em duas etapas: solicitação de matrícula e efetivação da matrícula.
9.1
– Solicitação de Matrícula
Para a solicitação de matrícula, deverão ser entregues os seguintes documentos na Divisão de Registro Acadêmico, no Campus Carreiros, ou em local designado por essa Divisão, segundo as datas e horários constantes no Anexo III ou IV:
a) original
e uma fotocópia do certificado ou atestado de conclusão do Ensino Médio (antigo
2º Grau) acompanhado de histórico escolar. Caso seja apresentado o certificado
de 2º Grau Supletivo (devidamente autenticado pela SEC) ou diploma de curso
superior, serão exigidas duas fotocópias
autenticadas (frente e verso).
b) fotocópia da certidão de nascimento ou casamento;
c)
fotocópia do certificado de reservista ou de alistamento no Serviço Militar;
d)
fotocópias do título de eleitor e do comprovante de ter votado na última
eleição, se maior de 18 anos;
e) no caso
de mudança de nome, é imprescindível a fotocópia do respectivo documento
(certidão);
f) uma foto
3x4;
g) fotocópia da carteira de identidade;
h) fotocópia do CPF.
No
momento da entrega de documentos, o estudante receberá, de sua Unidade Acadêmica,
informações sobre o curso e os procedimentos acadêmicos importantes para o
início do ano letivo, incluindo horários, e também a confirmação de matrícula.
Atenção: As solicitações de aproveitamento de estudos realizados em
Instituição de Ensino Superior deverão ser apresentadas no momento da
realização da primeira etapa da matrícula.
9.2
– Restrições na Solicitação de Matrícula
9.2.1 – É
vedada a solicitação da matrícula sem a entrega dos documentos.
9.2.2
– O candidato impedido
de comparecer pessoalmente à etapa de solicitação da matrícula poderá designar
procurador.
9.2.3
– A ausência do
candidato ou de seu procurador à etapa de solicitação da matrícula será
considerada como desistência da vaga.
9.3 – Efetivação da Matrícula
A
segunda etapa, que constitui a efetivação da matrícula, será realizada na
Secretaria da sua Unidade Acadêmica durante a primeira semana de aulas. O aluno
assinará a sua efetivação de matrícula e receberá comprovante dessa efetivação.
Perderá a vaga o aluno que não comparecer à Secretaria
da sua Unidade Acadêmica para efetivar sua matrícula até o final da primeira
semana de aulas.
9.4 – CHAMAMENTOS SUBSEQÜENTES
As vagas não preenchidas nas diferentes etapas da matrícula
serão ocupadas observando-se a ordem de classificação no Processo Seletivo,
sendo feitos chamamentos conforme o calendário disposto no Anexo III ou IV.
10
– Disposições Gerais
10.1 – Todas as disposições contidas no manual do candidato, disponível
na página de informações da FURG/COPERVE na Internet, www.coperve.furg.br, constituem normas complementares ao presente
edital.
10.2 – A COPERVE divulgará, no Campus Carreiros e na página de
informações da FURG/COPERVE na Internet, www.coperve.furg.br sempre que
necessário, editais, normas complementares e avisos oficiais sobre o Processo
Seletivo.
10.3 – O candidato com necessidades especiais ou com impedimento de
saúde deve entrar em contato com a COPERVE com antecedência, para que sejam
providenciadas as condições adequadas para a realização e correção das provas.
10.4 –
Nos três dias de
realização das provas, será coletada a impressão digital de todos os
candidatos, como forma complementar de identificação.
10.5 – A COPERVE poderá, a qualquer momento, para
garantir a segurança do Processo Seletivo, proceder a rigorosa vistoria dos
candidatos.
10.6 – Constatado qualquer tipo de fraude na
inscrição, na realização das provas ou na matrícula, o candidato será eliminado
do Processo ou perderá a vaga, além de estar sujeito às penalidades da lei.
10.7 –
Não será permitido o
acesso de candidatos aos locais de prova portando qualquer tipo de arma.
10.8 – Em hipótese nenhuma será permitida a permuta de
curso entre candidatos classificados.
10.9 – Conforme o Artigo 81 do Regimento Geral da
Universidade Federal do Rio Grande, não caberá recurso do resultado do Processo
Seletivo.
10.10 – Não será concedida revisão ou vista das provas
do Processo Seletivo. Eventuais pedidos de revisão do gabarito de questões
objetivas deverão ser encaminhados por escrito à COPERVE até 24 horas após a
divulgação das questões e do gabarito da respectiva prova.
10.11 – Informações
sobre a qualificação do corpo docente em efetivo exercício nos cursos de
graduação, descrição de recursos materiais tais como laboratórios, recursos
computacionais, acesso às redes de informação e acervos bibliográficos,
encontram-se à disposição dos interessados nas Pró-Reitorias de Graduação e de
Planejamento e Desenvolvimento, no Campus Carreiros, e na página de informações
da FURG na Internet, www.furg.br.
10.12 – Os resultados do Processo Seletivo 2009 serão
publicados conforme disposto neste Edital e são válidos exclusivamente para o
ano letivo de 2009.
10.13 – Os casos
omissos serão resolvidos pela COPERVE, junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa,
Extensão e Administração da FURG.
Prof. João Carlos Brahm Cousin
Reitor
Cursos e Habilitações |
Cód. |
Vagas1 |
Duração
(anos) |
Turnos2 |
Reconhecimento/Autorização |
Local3 |
Administração 11 |
030 |
80 |
4 |
N |
Decreto no 77501, de 27/4/76, publicado no DOU
de 28/4/76 |
2 |
Arqueologia2 |
098 |
40 |
4 |
T |
Deliberação
COEPE nº 013/2008 de 16/5/2008 |
2 |
Arquivologia |
185 |
40 |
4 |
N |
Deliberação
COEPE nº 014/2008 de 16/5/2008 |
2 |
Artes Visuais –
Licenciatura e Bacharelado 4, 9 e 14 |
204 |
50 |
4 |
M e T |
Decreto no. 56, de 20/2/89, publicado no DOU de
21/2/89 |
2 |
Biblioteconomia 9 |
180 |
40 |
4 |
M |
Decreto no 81655, de 12/5/78, publicado no DOU
de 15/5/78 |
2 |
Ciências
Biológicas–Bacharelado |
264 |
25 |
4 |
M e T |
Decreto no 73818, de 12/3/74, publicado no DOU
de 12/3/74 |
1, 2 e 3 |
Ciências Biológicas–Licenciatura
9 |
263 |
25 |
4 |
M e T |
Decreto no 73818, de 12/3/74, publicado no DOU
de 12/3/74 |
1 e 2 |
Ciências Contábeis 12 |
160 |
100 |
4 |
N |
Decreto no 83658, de 28/6/79, publicado no DOU
de 29/6/79 |
2 |
Ciências Econômicas 12 |
020 |
100 |
4 |
N |
Decreto no 61401, de 22/9/67, publicado no DOU
de 25/9/67 |
2 |
Direito–D 6 |
052 |
35 |
6 |
M |
Decreto no 56461, de 14/6/65, publicado no DOU
de 6/7/65 |
2 |
Direito–N 6 |
051 |
70 |
6 |
N |
Decreto no 56461, de 14/6/65, publicado no DOU
de 6/7/65 |
2 |
Educação Física –
Licenciatura 9 |
220 |
30 |
4 |
N |
Deliberação COEPE nº009 /2005 de 17/6/2005 |
1, 2 e 3 |
Enfermagem 10 |
195 |
50 |
4,5 |
M e T |
Portaria Ministerial no 1223, de 18/12/79,
publ. no DOU de 18/12/79 |
1, 2 e 3 |
Engª Agroindustrial
-Indústrias Alimentícias |
|
50 |
5 |
M e T |
Deliberação
COEPE nº 030/2008 de 15/08/08 |
4 |
Engª Agroindustrial -
Agroquímica |
|
50 |
5 |
M e T |
Deliberação
COEPE nº 031/2008 de 15/08/08 |
4 |
Engenharia Civil |
131 |
60 |
5 |
M e T |
Decreto no 76024, de 25/7/75, publicado no DOU
de 28/7/75 |
1 e 2 |
Engenharia Civil
Empresarial |
270 |
35 |
6 |
N |
Portaria Ministerial nº1753, de 20/05/2005, publ. no DOU de
24/05/2005 |
1 e 2 |
Engenharia de Alimentos 2 |
211 |
50 |
5 |
M e T |
Portaria Ministerial no 810, de 17/10/85,
publ. no DOU de 18/10/85 |
1 e 2 |
Engenharia de Automação |
|
40 |
5 |
M e T |
Deliberação
COEPE nº 025/2008 de 18/07/08 |
|
Engenharia de Computação |
250 |
50 |
5 |
M e T |
Portaria Ministerial no 1752, de 20/05/2005, publ. no
DOU de 24/05/2005 |
1 e 2 |
Engenharia Mecânica |
142 |
60 |
5 |
M e T |
Decreto no 46459, de 18/7/59, publicado no DOU
de 28/7/59 |
1 e 2 |
Engenharia Mecânica
Empresarial |
280 |
35 |
6 |
N |
Portaria Ministerial no.1.831, de 30/5/2005, publ. no
DOU de 31/5/2005 |
1 e 2 |
Engenharia Química 2 |
152 |
50 |
5 |
M e T |
Decreto no 46459, de 18/7/59, publicado no DOU
de 28/7/59 |
1 e 2 |
Física – Licenciatura e
Bacharelado 9, 14 |
262 |
60 |
4 |
M e T |
Portaria no 1011, de 2/10/96, publicada no DOU
de 4/10/96 |
2 e 3 |
Geografia – Bacharelado 7,
9 |
096 |
25 |
5 |
N |
Decreto no 83382, de 30/4/79, publicado no DOU
de 2/5/79 |
2 |
Geografia – Licenciatura 8,
9 |
095 |
25 |
5 |
N |
Decreto no 83382, de 30/4/79, publicado no DOU
de 2/5/79 |
2 |
História – Bacharelado |
094 |
40 |
4 |
T |
Decreto no 83382, de 30/4/79, publicado no DOU
de 2/5/79 |
2 |
História – Licenciatura 9 |
097 |
27 |
4 |
T |
Decreto no 83382, de 30/4/79, publicado no DOU
de 2/5/79 |
2 |
Letras–Português 9 |
061 |
50 |
4 |
N |
Decreto no 61617, de 3/11/67, publicado no DOU
de 8/11/67 |
2 |
Letras–Português /
Espanhol – D 9, 15 |
112 |
25 |
4 |
M |
Portaria Ministerial no 1085, de 28/9/98,
publ. no DOU de 29/9/98 |
2 |
Letras–Português /
Espanhol – N 9, 15 |
113 |
25 |
4 |
N |
Portaria Ministerial no 1085, de 28/9/98,
publ. no DOU de 29/9/98 |
2 |
Letras–Português /
Francês 9, 15 |
114 |
25 |
4 |
N |
Decreto no 61617, de 3/11/67, publicado no DOU
de 8/11/67 |
2 |
Letras–Português / Inglês
9, 15 |
111 |
25 |
4 |
M |
Decreto no 61617, de 3/11/67, publicado no DOU
de 8/11/67 |
2 |
Matemática – Licenciatura
4, 9 |
102 |
40 |
4 |
T e N |
Decreto no 73818, de 12/3/74, publicado no DOU
de 12/3/74 |
2 |
Matemática Aplicada |
103 |
40 |
4 |
T |
Deliberação
COEPE nº 012/2008 de 16/5/2008 |
2 |
Medicina |
010 |
70 |
6 |
M, T e N |
Decreto no 68306, de 2/3/71, publicado no DOU
de 3/3/71 |
1, 2 e 3 |
Oceanologia |
040 |
40 |
5 |
M e T |
Decreto no 76028, de 25/7/75, publicado no DOU
de 28/7/75 |
1 e 2 |
Pedagogia – Licenciatura - D9 |
241 |
45 |
4 |
M |
Portaria no 1071, de 14/7/92, publ. no DOU de
15/7/92 |
2 |
Pedagogia – Licenciatura
- N9 |
242 |
45 |
4 |
N |
Portaria no 1071, de 14/7/92, publ. no DOU de
15/7/92 |
2 |
Psicologia5, 9 |
290 |
35 |
5 |
T e N |
Portaria
nº 10.066 de 08/12/2006 publicada no DOU de 11/12/2006 |
2 e 3 |
Química-Licenciatura 4,
9 |
089 |
25 |
4 |
M e T |
Decreto
no 73818, de 12/3/74, publicado no DOU de 12/3/74 |
1 e 2 |
Sistemas de Informação -
Bacharelado |
|
40 |
4 |
M e T |
Deliberação
COEPE nº 026/2008 de 18/07/2008 |
2 |
Tecnologia em Análise e
Desenvolvimento de Sistemas10 |
|
50 |
3 |
N |
Deliberação
COEPE nº 015/2008 de 16/05/2008 |
1 |
Tecnologia em Eficiência Energética em Edificações 13, 16 |
|
60 |
3 |
M ou T |
Deliberação
COEPE nº 022/2008 |
1 |
Tecnologia em
Refrigeração e Climatização 10,16 |
|
50 |
3 |
M ou T |
Deliberação
COEPE nº 022/2008 de 18/07/2008 |
1 |
Tecnologia em Toxicologia |
|
24 |
2,5 |
M e T |
Deliberação
COEPE nº 020/2008 de 18/07/2008 |
2 |
Total |
|
2056 |
|
|
|
|
1 – O
número de alunos por turma, em cada curso, será, em geral, igual ao número de
vagas oferecidas. Em casos excepcionais serão oferecidas turmas com número
maior de vagas.
2 –
Eventualmente poderão ser oferecidas disciplinas em outros turnos, além dos
apresentados na tabela.
3 – Os
locais de funcionamento dos cursos seguem a convenção: (1) = Campus Cidade, (2)
= Campus Carreiros, (3)= Campus da Saúde e (4) = Campus em Santo Antonio da
Patrulha – RS.
4 – Nos cursos de
Química – Licenciatura, Matemática – Licenciatura e Artes Visuais –
Licenciatura e Bacharelado as disciplinas em dependência serão oferecidas em
turno diferente do regularmente cursado.
5 – O horário de oferecimento do Curso de
Psicologia será a partir das 17h10min.
6 – Para o curso de Direito, disciplinas em dependência e Prática
Forense serão oferecidas em turno diferente do regularmente cursado.
7 – No curso de Geografia – Bacharelado as aulas práticas das
disciplinas de Topografia I e II serão ministradas aos sábados, nos turnos da
manhã e tarde.
8 – No curso de Geografia – Licenciatura a disciplina de Geografia
do Município do Rio Grande será ministrada aos sábados, nos turnos da manhã
e/ou tarde.
9 – Os cursos de Bacharelado em Biblioteconomia, Geografia e
Psicologia e todas as Licenciaturas poderão exigir atividades de práticas
pedagógicas e/ou estágios em turnos diferentes do regularmente cursado.
10 – Os cursos de Enfermagem, Tecnologia em Análise e
Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Refrigeração e Climatização têm
dois ingressos com 25 vagas cada um, sendo um no primeiro semestre e outro no
segundo semestre, obedecendo à ordem decrescente de classificação no Processo
Seletivo.
11 – O curso de Administração tem dois ingressos com 40 vagas cada
um, sendo um no primeiro semestre e outro no segundo semestre, obedecendo à
ordem decrescente de classificação no Processo Seletivo.
12 – Os cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas têm
dois ingressos com 50 vagas cada um, sendo um no primeiro semestre e outro no
segundo semestre, obedecendo à ordem decrescente de classificação no Processo
Seletivo.
13 – O curso de Tecnologia em Eficiência Energética em Edificações
tem dois ingressos com 30 vagas cada um, sendo um no primeiro semestre e outro
no segundo semestre, obedecendo à ordem decrescente de classificação no
Processo Seletivo.
14 – A opção entre Licenciatura e Bacharelado no
curso de Física é feita a partir do 2º ano.
15 – Nos cursos de Letras – Português – Espanhol
(D), Letras – Português – Espanhol (N), Letras – Português – Francês e Letras –
Português – Inglês, recomenda-se aos candidatos que prestem a prova de língua
estrangeira correspondente ao curso escolhido.
16 – Os cursos de Tecnologia em Eficiência Energética em
Edificações e de Tecnologia em Refrigeração e Climatização funcionarão em
turnos alternados; os ingressantes do primeiro semestre terão aula à tarde e os
ingressantes do segundo semestre terão aulas pela manhã.
17 – A opção entre Licenciatura e Bacharelado no
curso de Artes Visuais é feita a partir do 3º ano.
DATA |
EVENTO |
LOCAL |
25/8 a
03/9/2008 |
Solicitação de isenção de taxa de
inscrição. |
|
25/8 a
03/9/2008 |
Entrega dos documentos para isenção
de taxa de inscrição. |
COPERVE
– Av. Itália Km 8 - Campus Carreiros, CEP 96201-900 Rio Grande – RS |
08/9 a
03/10/2008 |
Inscrições via Internet – encerramento às 12h do dia 03/10/2008. |
www.coperve.furg.br
|
23/9/2008 |
Divulgação da relação dos
isentos da taxa de inscrição. |
COPERVE
– Campus Carreiros Disque
Vestibular: (53)3233-6666 |
03/10/2008 |
Último
dia para efetuar o recolhimento da taxa de
Inscrição.
|
Rede
bancária.
|
10/11/2008 |
Publicação da lista de
inscritos (contendo número do candidato e local das provas). |
COPERVE
– Campus Carreiros Disque
Vestibular: (53)3233-6666 |
09/12 a
11/12/2008 terça-feira a
quinta-feira |
Realização das provas do Processo Seletivo 2009 |
Local indicado na lista
de inscritos |
Até 09/1/2009 |
Divulgação dos
classificados, pela imprensa e no Campus Carreiros (listão). |
Imprensa e Campus
Carreiros |
16/02/2009 |
Solicitação de matrícula
(para os ingressantes inscritos em Rio Grande) |
Campus Carreiros
(Pavilhão 4) |
17/02/2009 |
Solicitação de matrícula
(para os ingressantes inscritos em
Santo Antônio da Patrulha) |
Secretaria do Campus em
Santo Antônio da Patrulha – RS. |
TURNOS DE SOLICITAÇÃO
DE MATRÍCULA / CALOUROS / 2009
DATA/LOCAL |
EVENTO / HORÁRIO |
|
16/02/2009 SEGUNDA-FEIRA Pavilhão 4* |
Solicitação de Matrícula – Entrega de Documentos |
|
Das 8h30min às 10h30min |
Das 14h às 16h |
|
Administração Arqueologia Arquivologia Ciências Contábeis Ciências Econômicas Direito – D e N Engenharia de Alimentos Engenharia de Automação Engenharia de Computação Engenharia Química Letras–Português Letras–Português /
Espanhol – D e N Letras–Português /
Francês Letras–Português /
Inglês Oceanologia Pedagogia – Licenciatura – D e N Psicologia Sistemas de Informação – Bacharelado Tecnologia em Análise e Desenv. de Sistemas |
Artes Visuais–
Licenciatura e Bacharelado Biblioteconomia Ciências
Biológicas– Licenciatura e
Bacharelado Educação Física –
Licenciatura Enfermagem Engenharia Civil Engenharia Civil
Empresarial Engenharia Mecânica Engenharia Mecânica
Empresarial Física –
Licenciatura e Bacharelado Geografia
–Licenciatura e Bacharelado História
–Licenciatura e Bacharelado Matemática –
Licenciatura Matemática Aplicada Medicina Química-Licenciatura Tecnolog. em
Eficiência Energética em Edificações Tecnologia em
Refrigeração e Ar Condicionado Tecnologia em
Toxicologia |
CHAMAMENTO |
DIVULGAÇÃO |
SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA |
LOCAL(*) |
1° |
18/02/2009 – quarta-feira |
20/02/2009 - sexta-feira 8h:30m às 10h
|
Pavilhão 4 |
2° |
21/02/2009
- Sábado |
27/02/2009 – sexta-feira 8h:30m às 10h
|
Pavilhão 4 |
3° |
28/02/2009
– Sábado |
02/03/2009 – segunda-feira 8h:30m às 10h |
Pavilhão 4 |
4° |
03/03/2009
– Terça-feira |
05/03/2009 – quinta-feira 8h:30m às 10h
|
DRA |
5° |
06/03/2009
– Sexta-feira |
09/03/2009 – segunda-feira 8h:30m às 10h |
DRA |
6° |
10/03/2009
– Terça-feira |
12/02/2009 – Quinta-feira 8h:30m às 10h
|
DRA |
7° |
13/03/2009
– Sexta-feira |
16/03/2009 – Segunda-feira 8h:30m às 10h |
DRA |
8° |
17/03/2009
– Terça-feira |
19/03/2009 – Quinta-feira 8h:30m às 10h
|
DRA |
DIVULGAÇÃO |
SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA |
LOCAL |
TERÇAS-FEIRAS |
QUINTAS-FEIRAS subseqüentes |
DRA |
SEXTAS-FEIRAS |
SEGUNDAS-FEIRAS subseqüentes |
DRA |
OS CHAMAMENTOS
SUBSEQUENTES SERÃO DIVULGADOS EM JORNAL DE CIRCULAÇÃO LOCAL, PELA PÁGINA
ELETRÔNICA DA UNIVERSIDADE, www.furg.br
E AFIXADA LISTA JUNTO À DRA.
( * ) Pavilhão 4: Campus Carreiros – Av. Itália,
Km 8
DRA
(Divisão de Registro Acadêmico): Campus Carreiros – Av. Itália, Km 8 – Prédio
da Reitoria
CURSOS
COM DOIS INGRESSOS TERÃO CALENDÁRIO ESPECÍFICO DE CHAMAMENTO SUBSEQUENTE PARA
OS INGRESSANTES NO SEGUNDO SEMESTRE. A
DIVULGAÇÃO SERÁ NA PRIMEIRA SEMANA DE AGOSTO DE 2009.
TURNOS DE SOLICITAÇÃO
DE MATRÍCULA / CALOUROS / 2009 – Campus em Santo Antônio da Patrulha – RS
DATA/LOCAL |
EVENTO / HORÁRIO |
17/02/2009 TERÇA-FEIRA Secretaria do Campus* |
Solicitação de Matrícula – Entrega de Documentos |
Das 14h às 16h |
|
Engenharia Agroindustrial – Indústrias Alimentícias Engenharia Agroindustrial - Agroquímica |
CHAMAMENTO |
DIVULGAÇÃO |
SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA |
LOCAL(*) |
1° |
21/02/2009 – Sábado |
27/02/2009 – Sexta-feira 8h:30m às 10h |
Secret. do Campus |
2° |
28/02/2009
– sábado |
02/03/2009 - Segunda-feira 8h:30m às 10h |
Secret. do Campus |
3° |
03/03/2009
– Terça-feira |
05/03/2009 – Quinta-feira 8h:30m às 10h |
Secret. do Campus |
4° |
06/03/2009
– Sexta-feira |
09/03/2009 – Segunda-feira 8h:30m às 10h |
Secret. do Campus |
5° |
10/03/2009
– Terça-feira |
12/03/2009 – Quinta-feira 8h:30m às 10h |
Secret. do Campus |
6° |
13/03/2009
– Sexta-feira |
16/03/2009 – Segunda-feira 8h:30m às 10h |
Secret. do Campus |
7° |
17/03/2009
– Terça-feira |
19/03/2009 – Quinta-feira 8h:30m às 10h |
Secret. do Campus |
8° |
20/03/2009
– Sexta-feira |
23/03/2009 – Segunda-feira 8h:30m às 10h |
Secret. do Campus |
DIVULGAÇÃO |
SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA |
LOCAL |
TERÇAS-FEIRAS |
QUINTAS-FEIRAS subseqüentes |
Secretaria do Campus |
SEXTAS-FEIRAS |
SEGUNDAS-FEIRAS subseqüentes |
Secretaria do Campus |
OS CHAMAMENTOS
SUBSEQUENTES SERÃO DIVULGADOS EM JORNAL DE CIRCULAÇÃO LOCAL, PELA PÁGINA
ELETRÔNICA DA UNIVERSIDADE, www.furg.br
e afixada junto à secretaria do Campus.
( * )
Secretaria do Campus em Santo Antonio da Patrulha – Rua Barão do Caí, 125 - Bairro Cidade Alta,
Santo Antônio da Patrulha – RS.