CARACTERÍSTICAS DAS NOVAS DISCIPLINAS
Características |
Políticas Públicas de Educação Ambiental |
Epistemologia da Ciência |
Educação Ambiental, Trabalho e Saúde |
Análise Qualitativa de Informações Discursivas |
Tópicos Especiais |
Professor |
Eva Lizety Ribes |
José Vicente de Freitas |
Marta Regina Cezar Vaz |
Maria do Carmo Galiazzi |
Professor autorizado pela COMCUR |
Código |
A ser determinado |
A ser determinado |
A ser determinado |
A ser determinado |
A ser determinado |
Lotação |
DECC |
DECC |
DECC |
Departamento de Química |
COMCUR de Pós Graduação em Educação Ambiental |
Duração |
Semestral |
Semestral |
Semestral |
Semestral |
Semestral |
Sistema Avaliação |
II |
II |
II |
II |
II |
Carga horária |
45 ha |
45 ha |
45 há |
45 ha |
30 há |
Nº créditos |
03 |
03 |
03 |
03 |
02 |
Período de Oferecimento |
2º semestre |
2ºsemestre |
2º semestre |
2º semestre |
1º ou 2º semestre |
Caráter |
Optativa |
Optativa |
Optativa |
Optativa |
Optativa |
Ementa |
Estudo das políticas públicas de educação ambiental a partir de seu conceito, formulação e execução. A fundamentação legal , os discursos dos políticos e gestores públicos e as práticas nos governos federal, estadual e municipal. A participação da sociedade na elaboração das políticas, seu poder de reinvindicação e de negociação. A investigação do conhecimento existente na sociedade e o papel das escolas no desenvolvimento da Educação Ambiental |
Trata de estudar, ao longo do arco histórico que se estende entre a antigüidade clássica e a contemporaneidade, as diferentes significações atribuídas as noções de conhecimento. Busca de forma pontual, analisar a gestação, desenvolvimento e crise do pensamento cartesiano-newtoniano de ciência, apontando o debate atual em torno da construção de uma nova ciência, procurando destacar a contribuição intelectual de Fritjof Capra, Boaventura de Sousa Santos, Edgar Morin e Ilya Prigogine. Neste contexto busca ainda refletir sobre as questões que faz o conhecimento ser adjetivado como científico, ou seja, pontos como os pressupostos filosóficos, elucidação e sistematização de conceitos, problemas científico- filosóficos, axiomas e modelos |
Conceito de trabalho como ação humana. Conceito de saúde. Diversidade conceitual no silogismo ambiente, trabalho e saúde. Visão integrada dos condiconantes sócio-ambientais na produção e reprodução de saúde. A educação como processo indutor de conscieência individual e coletiva, referente à construção sustentável da vida humana e do espaço cósmico. A eticidade como eixo condutor para o conhecimento teórico e prático da educação ambiental e da condição saudável humana nos espaços ocupados. A ação humana pelo trabalho e o potencial construtivo do ser humano, para produzir produtos adequados ou inadequados à vida saudável. |
Tópicos de análise qalitativa de informações discursivas a partir do desenvolvimento de pesquisa qualitativa coletiva. Pesquisa como princípio educativo e científico através da elaboração de textos individuais. |
Variável a critério do professor ministrante. |