CARACTERÍSTICAS DAS NOVAS DISCIPLINAS

Características

Políticas Públicas de Educação Ambiental

Epistemologia da Ciência

Educação Ambiental, Trabalho e Saúde

Análise Qualitativa de Informações Discursivas

Tópicos Especiais

Professor

Eva Lizety Ribes

José Vicente de Freitas

Marta Regina Cezar Vaz

Maria do Carmo Galiazzi

Professor autorizado pela COMCUR

Código

A ser determinado

A ser determinado

A ser determinado

A ser determinado

A ser determinado

Lotação

DECC

DECC

DECC

Departamento de Química

COMCUR de Pós Graduação em Educação Ambiental

Duração

Semestral

Semestral

Semestral

Semestral

Semestral

Sistema Avaliação

II

II

II

II

II

Carga horária

45 ha

45 ha

45 há

45 ha

30 há

Nº créditos

03

03

03

03

02

Período de Oferecimento

2º semestre

2ºsemestre

2º semestre

2º semestre

1º ou 2º semestre

Caráter

Optativa

Optativa

Optativa

Optativa

Optativa

Ementa

Estudo das políticas públicas de educação ambiental a partir de seu conceito, formulação e execução. A fundamentação legal , os discursos dos políticos e gestores públicos e as práticas nos governos federal, estadual e municipal. A participação da sociedade na elaboração das políticas, seu poder de reinvindicação e de negociação. A investigação do conhecimento existente na sociedade e o papel das escolas no desenvolvimento da Educação Ambiental

Trata de estudar, ao longo do arco histórico que se estende entre a antigüidade clássica e a contemporaneidade, as diferentes significações atribuídas as noções de conhecimento. Busca de forma pontual, analisar a gestação, desenvolvimento e crise do pensamento cartesiano-newtoniano de ciência, apontando o debate atual em torno da construção de uma nova ciência, procurando destacar a contribuição intelectual de Fritjof Capra, Boaventura de Sousa Santos, Edgar Morin e Ilya Prigogine. Neste contexto busca ainda refletir sobre as questões que faz o conhecimento ser adjetivado como científico, ou seja, pontos como os pressupostos filosóficos, elucidação e sistematização de conceitos, problemas científico- filosóficos, axiomas e modelos

Conceito de trabalho como ação humana. Conceito de saúde. Diversidade conceitual no silogismo ambiente, trabalho e saúde. Visão integrada dos condiconantes sócio-ambientais na produção e reprodução de saúde. A educação como processo indutor de conscieência individual e coletiva, referente à construção sustentável da vida humana e do espaço cósmico. A eticidade como eixo condutor para o conhecimento teórico e prático da educação ambiental e da condição saudável humana nos espaços ocupados. A ação humana pelo trabalho e o potencial construtivo do ser humano, para produzir produtos adequados ou inadequados à vida saudável.

Tópicos de análise qalitativa de informações discursivas a partir do desenvolvimento de pesquisa qualitativa coletiva. Pesquisa como princípio educativo e científico através da elaboração de textos individuais.

Variável a critério do professor ministrante.