Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação

Comissão de Ética em Uso Animal

CEUA/FURG

 

 

Formulário para o encaminhamento de proposta de aula com uso de animais

 

Ao encaminhar sua proposta, preencha em português todos os itens abaixo:

 

1)     Professor responsável pela proposta de aula prática ou demonstrativa a ser desenvolvida na disciplina.[1]

a.      Nome:

b.      Carteira de identidade:

c.      CPF:

d.      Vínculo: Efetivo (     )         Substituto (     )         Visitante  (     )         Voluntário (     )

2)     Unidade acadêmica responsável pela disciplina.

3)     Curso(s) onde será(ão) ministrada(s) a(s) aula(s) e número de estudantes que participarão das atividades (especificar se mais de uma turma e informar o número total de estudantes).

4)     Identificação da disciplina onde será realizada a aula.

a.      Nome da disciplina:

b.      Código:

c.      Tipo de aula: Prática (     )         Demonstrativa (     )

d.      Previsão de oferecimento: 1º semestre (     )          2º semestre (     )          Anual (     )

e.      Caráter: Obrigatória (      )          Optativa (     )      

5)     Identificação da aula.

a.      Nome da aula:

b.      Objetivo(s) da aula:

6)     Informações sobre a(s) espécie(s) que será(ão) utilizada(s) na(s) aulas(s) prática(s) ou demonstrativa(s).

a.      Grupo[2] (Anexo)

b.      Classe ou ordem[3]

c.      Gênero ou espécie[4]

 

 

d.      Número de animais utilizados na aula[5]

e.      Procedência dos animais e condições de manutenção

f.        Destino dos animais após a sua utilização[6]

7)     Protocolo da aula prática ou demonstrativa especificando se:

a.      o animal será submetido ao contato com algum composto químico (excluindo analgésicos e anestésicos), especificando o composto, dose, via de administração e finalidade;

b.      será feita alguma cirurgia, informando os métodos de analgesia e anestesia (composto, dose e via de administração);

c.      o animal será sujeito a algum método de contenção física;

d.      ocorrerá exposição à elementos físicos e/ou atmosféricos estranhos ao habitat natural de espécie;

e.      haverá extração de material e/ou fluidos, especificando o tipo de material, método de extração, quantidade e finalidade.

 

8)     Justificativa para a utilização dos animais na aula destacando as razões para a não utilização de metodologias alternativas ao modelo animal.

9)     Ciência da coordenação do(s) curso(s) com assinatura e carimbo do coordenador(es).

10) Ciência da Direção da Unidade responsável pela disciplina com assinatura e carimbo do diretor.

 

Comissão de Ética em Uso Animal (CEUA ) - PROPESP

Fone: (53) 3233-6736

Fax: (53) 3233-6736

E-mail: ceua@furg.br

 

 

           



[1] O processo deverá ser constituído para cada aula prática ou demonstrativa de cada disciplina.

[2] Conforme tabela I, em anexo

[3] Informar nível taxonômico mais baixo possível.

[4] Informar o nível taxonômico mais baixo possível. No caso de animais pertencentes aos grupos 6, 7 e 10 é obrigatória a informação da espécie. No caso de animais pertencentes aos grupos 1, 2, 3, 4, 5, 8, 9 e larvas de animais dos grupos 7 e 10, a informação de gênero ou espécie não é obrigatória.

[5] No caso de animais pertencentes aos grupos 1, 2, 3, 4, 5, 8, 9 e larvas de animais dos grupos 7 e 10, não é necessário informar o número exato. Nestes casos, a informação da quantidade aproximada será aceita (e.g., dezenas, centenas ou milhares).

[6]Neste item, deve-se informar: (I) se o animal será retornando ao meio ambiente; (II) se o animal será retornado ao cativeiro e (III) se o animal será morto. No caso da última opção, deve-se justificar e informar o método utilizado para a morte do animal e o destino do organismo morto.